segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Tempo instável marca início de 2014 na maioria das regiões do Brasil

Há riscos de temporais em São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Rondônia; veja a previsão completa para todas as regiões do país



Sudeste

O último dia de 2013 será típico de verão no Sudeste: sol entre nuvens, calor e pancadas de chuva sobre grande parte dos Estados. A exceção é o norte mineiro, que terá predomínio de tempo seco. Haverá temporais isolados entre o fim do dia e à noite nas faixas norte e central paulista, região dos Lagos no Estado fluminense e região central mineira. A sensação de abafamento predomina nos Estados fluminense e capixaba. Durante a noite, há previsão de pancadas de chuva em praticamente todas as capitais.

O primeiro dia de 2014 será de tempo instável em grande parte do Sudeste, sobretudo no Estado de São Paulo, onde o risco de temporais será grande, com elevados acumulados de chuva no Vale do Ribeira e no litoral sul. Ao longo do dia, a nebulosidade aumenta nos demais Estados. Chove principalmente entre o sul mineiro e maior parte do Rio de Janeiro, onde a sensação de abafamento será grande. Nos próximos dias, a chuva ganhará força, sobretudo no Estado de São Paulo. As precipitações ultrapassam os 80mm em algumas cidades, especialmente na região central. Chove forte também na capital paulista, com risco de alagamentos.

Sul

A formação de áreas de instabilidade no último dia de 2013 será o destaque para o Sul do país, além do calor e altos índices de umidade relativa do ar. Continua o risco de temporais em pontos isolados com rajadas de vento mais intensas e chuva forte, sobretudo no leste de Santa Catarina e do Paraná. Entre o litoral norte gaúcho e toda a costa da Região Sul, há previsão de pancadas de chuva.

Com a formação de um novo sistema de baixa pressão na costa, há previsão de pancadas de chuva fortes, com risco de temporais isolados, sobretudo entre o fim do dia e à noite, principalmente na Campanha gaúcha. Nos próximos dias, com a formação de um novo sistema de baixa pressão, os temporais retornam, principalmente para o Rio Grande do Sul e com elevados acumulados de chuva, que podem passar de 100mm. Há previsão de queda de granizo em pontos isolados e rajadas de vento em torno de 80 km/h.

Centro-Oeste

Na Região Centro-Oeste, as áreas de instabilidade formadas pelo calor e alta umidade relativa do ar mantêm a nebulosidade sobre grande parte dos Estados, inclusive com risco de temporais isolados entre Mato Grosso e pontos isolados de Mato Grosso do Sul. Devido à alta umidade relativa do ar, a sensação de abafamento predomina.

No primeiro dia do ano de 2014, há risco de chuva forte, principalmente em Mato Grosso do Sul. Haverá chuva também em Goiás, porém de forma mais fraca. A sensação de abafamento continua predominando, sobretudo entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nos próximos dias, o tempo continua instável sobre a maior parte dos Estados, com chuvas entre moderado a forte em Mato Grosso do Sul. Em Goiás, as precipitações ocorrem de forma mais fraca e isolada.

Nordeste

No último dia de 2013, na Região Nordeste, o tempo firme predomina em grande parte dos Estados, com sol entre nuvens neste último dia de 2013. Apenas na costa leste entre Alagoas e a Paraíba é que a nebulosidade predomina com risco de chuva rápida entre a manhã e à tarde. O calor continua, principalmente no Sertão.

Nos próximos dias, entre a costa de Sergipe até a Paraíba, a nebulosidade predomina e há previsão de pancadas rápidas de chuva. Nas demais áreas, principalmente entre o Ceará, Bahia e Sertão de Pernambuco, o tempo será firme, com sol e calor. A previsão é de tempo firme sobre a maior parte do interior nordestino com sol entre poucas nuvens e temperaturas elevadas, sobretudo entre o Maranhão e Piauí.

Norte

Temporais atingem o extremo-sul do Amazonas e norte de Rondônia no último dia de 2013, com trovoadas e elevados acumulados de chuva. De maneira geral, apenas na faixa norte do Pará é que uma condição de céu mais nublado predomina e o risco de chuva é menor. Chove também no Amapá. A sensação de abafamento predomina, principalmente no período da tarde.

Nos próximos dias, áreas de instabilidade ainda provocam pancadas de chuva em grande parte dos Estados do Norte. Apenas no centro-norte paraense é que o tempo será firme, com sol entre nuvens. Há risco de chuva forte entre o Acre, Rondônia e sul do Amazonas. A instabilidade seguirá predominando em grande parte dos Estados.

Fonte: SOMAR METEREOLOGIA
RuralBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário