quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Porto Alegre registra máxima de 41,1°C na tarde desta quinta-feira

Desconforto com o calor deverá aumentar no RS com intensificação da umidade do ar

   Desconforto com o calor deverá aumentar no RS com intensificação da umidade do ar
   Crédito: Tarsila Pereira

As máximas em Porto Alegre chegaram a tórridos 41,1°C até o fim da tarde desta quinta-feira. O registro ocorreu no bairro Moinhos de Vento. A temperatura chegou ainda aos 40.9°C na avenida Sertório, na zona Norte. Segundo a Metsul Meteorologia, o calor extremo atinge várias partes do Rio Grande do Sul. Teutônia registrou 40,9°C de máxima, enquanto em Santa Cruz do Sul, os termômetros atingiram 40,8ºC. 

O aquecimento também superou os 40°C Jaguarão (40,4°C), São Leopoldo (40,0°C) e Canoas (40,0°C).  Esse calor não dá trégua até o fim do ano, mas as máximas devem ser menos elevadas. Em compensação, o desconforto pelo calor vai aumentar. Nos próximos dias, à temperatura alta se somará o aumento da umidade do ar. Por isso, as tardes terão enorme desconforto pelo intenso abafamento. E as noites, que até agora vinham sendo relativamente agradáveis, ficarão muito quentes com mínimas muito altas.

Na sexta, o dia será novamente tórrido em Porto Alegre. O sol vai aparecer com nuvens na cidade e a jornada inteira será de temperatura elevada. Mesmo a madrugada será muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC. À tarde, temperatura escaldante com marcas de 38ºC a 40ºC na Capital. Segue muito quente à noite, quando alguns pontos da cidade ainda terão 30ºC.

No sábado, o sol aparece com nuvens, mas espera-se aumento de nebulosidade no decorrer do dia. Não se pode descartar totalmente chuva de verão isolada da tarde para a noite. Madrugada muito quente com mínimas de 23ºC a 25ºC na maioria dos bairros e máxima de 35ºC a 37ºC na maior parte da cidade.

No domingo, O sol aparece com nuvens, mas ocorrem períodos de maior nebulosidade. É maior a possibilidade de chuva de verão da tarde para a noite, recordando sempre que diante das condições de muito calor não se pode afastar a possibilidade da chuva vir acompanhada de temporal. Madrugada com mínimas entre 23ºC e 25ºC na cidade. Faz calor antes da instabilidade com máximas de 33ºC a 35ºC. Forte sensação de abafamento.



   As tardes terão máximas menos extremas, porém com enorme desconforto pelo intenso abafamento

   Foto: Tarsila Pereira

Fonte: METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário