segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

'Não tem explicação', diz pai de menina que morreu afogada em Passo Fundo

Criança de um ano e sete meses se afogou em piscina de plástico.
Salva-vidas dá orientações para evitar situações de perigo.

Foto: Reprodução

O pai da menina de um ano e sete meses que morreu após se afogar em uma piscina de plástico no sábado (28), em Passo Fundo, não encontra explicações para o que ocorreu. A ausência foi notada no fim da tarde. Quando encontrada a criança foi socorrida, mas já chegou sem vida ao hospital. Os pais acreditam que ela tentou pegar uma bola que estava na água, como mostrou a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV.

"Não tem explicação. A menina estava comendo um lanche comigo, mamando. Tirei ela da água e fomos fazer o lanche, e ela retornou sozinha para a piscina", lamentou Emerson do Prado Freitas. Ele e a mulher têm outros três filhos. Os pais prestaram depoimento à polícia.

Criança de afogou em piscina de plástico (Foto: Reprodução/RBS TV)
   Criança de afogou em piscina de plástico
   (Foto: Reprodução/RBS TV)

Orientação de especialista

As piscinas não apresentam os mesmos riscos que o mar, rios e açudes, que contam com ondas, correnteza e buracos. Porém, cuidados precisam ser tomados, principalmente com as crianças, como alerta o salva-vidas Róbson Loureiro da Silva.

A primeira orientação é ficar de olho nos filhos. Caso algum problema aconteça, a aplicação de primeiros socorros é necessária. O profissional explica como proceder.

"Tirei a vítima da água. Primeiramente tenho que ligar para o 192 (Samu). O segundo passo é fazer a massagem (cardíaca). Para salvar a vida de uma criança, tem que ser mais leve, massagear mais devagar, porque elas são mais sensíveis. Tem de fazer 10 e fazer uma respiração boca a boca, segundo até vir o socorro médico. Quanto mais fizer, mais probabilidade de se salvar".

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário