terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Falta d´água gera protesto e turistas pensam em deixar cidades do Litoral catarinense

Problema de falta de água afeta diversas cidades da região litorânea. 
Em alguns locais, a dificuldade de abastecimento entra no sexto dia.


Foto: Reprodução

Cidades do Litoral catarinense sofrem com a falta d´água desde a última semana. O grande volume de pessoas prejudica o abastecimento em vários locais e turistas já pensam em deixar as praias, para parar de se incomodar com o problema. Em Navegantes, moradores protestaram contra a falta de água na tarde de segunda-feira (30).

Assim como em outros municípios litorâneos, a cidade do Vale do Itajaí convive com a falta de água durante o verão. No período que antecede o Ano Novo, o problema se agrava e é constante a ausência do líquido nas torneiras dos moradores. Há pelo menos quatro dias, a população que está na cidade convive com a falta de abastecimento.

Para cobrar soluções, foi realizado um protesto na Avenida Beira-Mar. Dezenas de pessoas participaram. Com faixas, elas solicitaram atenção ao problema. Para a reportagem da RBS TV, a Secretaria de Saneamento afirmou que foi montado um esquema de plantão foi montado para atender casos mais urgentes.

Na cidade vizinha, em Penha, turistas já pensam em deixar a cidade. Há quatro dias, a família de Ricardo Depiné tenta driblar a falta de água na Praia de São Miguel. Ele também está há quase uma semana tentando ser atendido pelos órgãos responsáveis pelo serviço. "Ligamos para a Águas de Itapocorói e ninguém atende. O celular de plantão, nada. Prefeitura, também não atende", reclama.

Em Itapema, a assessoria de imprensa da empresa Águas de Itapema afirmou que o grande número de pessoas causou o problema no abastecimento, pois o volume de água produzido não era suficiente para atender à demanda. A cidade está há pelo menos cinco dias sem abastecimento de água. A empresa concessionária do serviço afirmou que o sistema deve voltar ao normal ainda em 2013.

Na capital de Santa Catarina, a situação é bastante semelhante. Para garantir o funcionamento e atendimento aos turistas, hoteis, restaurantes e pousadas dependem de carros-pipa. Vários bairros da cidade já registraram falta de água neste feriadão de Ano Novo.

Valter Galina, diretor da Casan, atribui o problema à falta de energia elétrica que atingiu algumas regiões de Florianópolis nos últimos dias. Segundo ele, para restabelecer o sistema da Casan são necessárias entre oito e 15 horas depois que a energia retorna, dependendo do local e distância. Para a RBS TV, a Celesc, afirmou que há dois registros de queda de energia na região nos últimos dias, mas não é possível afirmar a relação com a falta de água.

Fonte: Do G1 SC
Atualizado em 31/12/2013 09h38

Nenhum comentário:

Postar um comentário