terça-feira, 26 de novembro de 2013

Árvore florida atrai olhares no jardim do Hospital São Vicente de Paulo em Três de Maio



A beleza das flores de tom alaranjado de uma árvore de flamboyant no jardim do Hospital São Vicente de Paulo está atraindo olhares de muitas pessoas que param para apreciar e registrar a paisagem em fotos. Segundo a irmã Isabel Schiavo a árvore foi plantada pela religiosa Jesualda Schnuek por volta do ano de 1964.

A irmã Jesualda que veio ao Brasil em 1934 participou da inauguração do Hospital São Vicente de Paulo em 1936. De acordo com relato da irmã Isabel, em 1972 a religiosa Jesualda chegou pensar em cortar a árvore que estava plantada há oito anos.

O nome de casa da irmã Jesualda era WILFRIEDE SCHNUEK (significa: quero paz). Ela era natural de uma parte da Austrália que na época pertencia a Itália. A irmã faleceu no dia 2 de março de 1998.

A linda árvore de Flamboyant, em francês, significa flamejante, adjetivo justificado pela acentuada coloração das flores. A árvore é originária da costa leste da África, de Madagáscar e de ilhas do Oceano Índico.

No Brasil a espécie pode ser encontrada em todas as regiões. As primeiras mudas foram trazidas no início do século 19, na época de D. João VI, e se adaptaram bem ao clima e solo brasileiro. Atualmente é mais comum na região Sudeste, e muito utilizada em projetos paisagísticos, sendo indicado para áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.

A cor flamejante avermelhada que deu nome à árvore, entretanto, não é a única. Há variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado.

Cada flor possui 5 pétalas, sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas. A época de floração é de outubro a dezembro. O seu fruto é do tipo vagem, conhecido também como legume.

Por ser de grande porte e ter um sistema radicular extenso, há algumas contra-indicações para o plantio do flamboyant em grandes cidades. Suas raízes podem danificar calçadas, redes de esgoto, muros e construções. Além disso, sua copa em forma de um grande guarda-sol pode causar problemas à fiação elétrica e à iluminação pública. É ideal, portanto, que seja plantado em parques, praças públicas, jardins e campos abertos.

Quem tiver interesse e espaço para plantar a espécie pode pegar sementes que ficam no interior das vagens. Uma árvore de Flamboyant atinge a altura média de 7 a 10 metros.
 
Fonte: No Ar Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário