segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Tempestade mata dois e deixa jovem desaparecido no Reino Unido

Ventos chegaram a 160 km/h e causaram transtornos no Reino Unido

   Ventos fortes derrubaram árvores no Reino Unido
   Crédito: Glyn Kirk / AFP / CP

Uma forte tempestade com chuvas e ventos de até 160 km/h, considerada a pior dos últimos dez anos, atingiu nesta segunda-feira o Reino Unido e o norte da França, deixando danos materiais e importantes perturbações nos transportes e cortes de eletricidade. Além disso, um adolescente de 14 anos está desaparecido e duas pessoas morreram, segundo jornal britânico The Guardian.

Uma das mortes é de uma adolescente. A ventania derrubou uma árvore sobre a casa onde ela estava em Henver, Sul de Londres. A vítima dormia, informou um porta-voz da polícia de Kent. Já um menino de 14 anos sumiu em Sussex, também no Sul, depois de ter sido arrastado pelas águas na tarde de domingo quando nadava no mar com amigos.

A tempestade, batizada como "São Judas" por causa do santo padroeiro das causas perdidas, que tradicionalmente é celebrado em 28 de outubro, deixou 220 mil lares sem eletricidade no Reino Unido.

Em Londres, um guindaste caiu sobre o telhado de um prédio do governo durante a madrugada, sem deixar feridos, mas obrigando o vice-primeiro-ministro Nick Clegg a adiar uma coletiva de imprensa. Por outra parte, a maioria dos trens que iam para a capital do Cul e do Oeste da Inglaterra foram anulados por causa de inundação nas ferrovias.

Além disso, 130 voos - 10% do tráfego do dia - foram cancelados no aeroporto de Heathrow, enquanto várias linhas de metrô em Londres registravam atrasos. Várias estradas foram fechadas no Sudoeste devido a inundações e árvores bloqueando o trânsito.

Na França, onde a tempestade começou no domingo à noite, os ventos alçaram até 139 km/h no noroeste, segundo a Météo France. Cerca de 65 mil residências ficaram sem luz. O tráfego de ferrys que unem a França e a Grã-Bretanha foi retomado depois de um fechamento temporário devido aos fortes ventos. Segundo um primeiro balanço, a tempestade, batizada Christian na França, não deixou vítimas no território francês. 

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário