terça-feira, 22 de outubro de 2013

Técnicos alertam para ataque da helicoverpa na fase inicial de desenvolvimento das plantas

Buva, soja e milho foram atacados pela lagarta

   Helicoverpa atacou a soja e o milho recém-emergidos, em Mato Grosso e São Paulo, causando um grande estrago
   Foto: Kasuya / Adapar PR

Com a chuva ocorrida nos últimos dias, plantas germinadas nas lavouras da Bahia devem emergir ao longo desta semana, o que é um alerta para o cuidado contra o ataque da Helicoverpa armigera, segundo o conselho técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). Plantios isolados de milho e feijão gurutuba, que estão em sua fase inicial de desenvolvimento, e também de soja e milho devem ser vistoriados.

No Estado do Paraná, a lagarta se multiplicou na buva e está aguardando a imersão das plantas que foram cultivadas. Em Mato Grosso e São Paulo, também foram registrados diversos casos de ataque, nos quais a lagarta que estava no milheto, tiguera das lavouras ou ervas invasoras, atacou a soja e o milho recém-emergidos.

A orientação do presidente do conselho técnico da Aiba, Antônio Grespan, é que os produtores antecipem as dessecações, para que não ocorra uma grande disseminação de mariposas quando as culturas plantadas emergirem. O objetivo é impedir que a Helicoverpa, na Bahia, chegue ao mesmo nível de infestação de outros Estados. 

>> Governo discute como prevenir e eliminar pragas 

AIBA
RuaralBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário