sábado, 12 de outubro de 2013

Sobe para 359 número de vítimas de naufrágio em Lampedusa

Outros 20 corpos foram resgatados de naufrágio ocorrido em 3 de outubro.
155 pessoas sobreviveram entre 545 refugiados na embarcação.

Em Tel Aviv, neste sábado (12), mulher africana e seu filho assistem a memorial pelas mortes de centenas de imigrantes no naufrágio em Lampedus, na semana passada. A Itália pede mais apoio da União Europeia e uma revisão das regras de imigração do bloco depois do naufrágio na costa da Sicília. (Foto: Nir Elias/Reuters)
Em Tel Aviv, mulher africana e seu filho assistem a memorial realizado neste sábado (12) em virtude das mortes de centenas de imigrantes africanos no naufrágio em Lampedus, na semana passada. A Itália pede mais apoio da União Europeia e uma revisão das regras de imigração do bloco depois do naufrágio na costa da Sicília. (Foto: Nir Elias/Reuters)

O balanço provisório do naufrágio junto à costa da ilha de Lampedusa de uma embarcação de imigrantes, em sua maioria originários da Eritreia, no dia 3 de outubro, chega a 359 mortos, anunciou neste sábado (12) a imprensa italiana.

Os mergulhadores recuperaram na manhã deste sábado outros 20 corpos.

Apenas 155 pessoas sobreviveram ao naufrágio da embarcação, que transportava 545 refugiados, em sua maioria eritreus.

Mapa naufrágio lampedusa (Foto: Arte/G1)

Um barco militar, o Cassiopea, chegou neste sábado à pequena ilha situada ao sul da Sicília para levar os 339 caixões das vítimas do naufrágio de 3 de outubro, a pior tragédia da imigração na Itália em mais de 10 anos. A embarcação se dirigirá ao Porto Empedocle, na Sicília.

Cem vítimas podem ser enterradas no cemitério de Agrigente, na Sicília, e as demais nas localidades em seus arredores, segundo a imprensa local.

O chefe do governo italiano, Enrico Letta, anunciou na quarta-feira que serão realizados funerais nacionais para as vítimas desta tragédia, a mais importante do Mediterrâneo, mas não informou sobre nenhuma data.

Novo naufrágio
 
Cerca de uma semana após a tragédia, um novo naufrágio ocorreu na sexta-feira (11) a cerca de 80 milhas de Lampedusa, em águas territoriais de Malta, e matou pelo menos 34 pessoas. Entre as vítimas estão várias crianças, segundo o primeiro balanço da Marinha da Itália, divulgado neste sábado.

Em nota, a Marinha italiana, que chegou ao local do naufrágio após o pedido das autoridades de Malta, explicou que até agora foram recuperados 34 corpos e que 221 imigrantes foram resgatados.

Fonte: Da France Presse
G1 | MUNDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário