terça-feira, 22 de outubro de 2013

Santuário Nossa Senhora do Caravaggio será inaugurado neste sábado, dia 26, em Esperança do Sul

Igreja foi construída no topo de um morro, na localidade de Barra Bonita. Missa será celebrada por bispo da Igreja Católica Apostólica Conservadora


Após oito meses de construção, será inaugurado no próximo sábado, dia 26 de outubro, às 15 horas, o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio. O local foi construído na comunidade de Barra Bonita, interior de Esperança do Sul, e foi idealizado pelo prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti, estando edificado no topo de um morro, às margens do rio Uruguai. A data escolhida para inauguração é dedicada à santa.

Para marcar a inauguração, está programada a realização de uma missa com bênção do santuário, que será rezada pelo bispo fundador da Igreja Católica Apostólica Conservadora, Dom Darci Milani, de São Domingos (SC). Também estarão participando da cerimônia outros dois bispos da igreja, além de padres da instituição religiosa.

A Igreja é administrada por uma entidade que não tem fins lucrativos, com diretoria própria, presidida por Valdelírio José Alves. Segundo Valderírio, “a Igreja segue os preceitos conservadores, onde as missas são realizadas com cantos gregorianos, de frente para o altar, as mulheres usam véu na cabeça e todo o cerimonial refere à época de Cristo”.

O santuário construído tem as dimensões de 12x30 m, sendo que o mirante onde ficará a imagem da Nossa Senhora do Caravaggio tem 12x12 metros. O morro do calvário, com as 14 estações percorridas por Jesus Cristo, tem 439 metros, com 250 degraus. Ao final das estações estará posicionado uma imagem de Jesus Cristo, com 1,8 metro, de braços abertos para recepcionar os fiéis.

Mesmo com o grande volume de chuvas ocorrido nesta segunda-feira, acredita-se que até sábado as obras do santuário estarão concluídas.

Lideranças estiveram visitando o local no último final de semana

No último final de semana, estiveram visitando o santuário e acompanhando as obras, o prefeito de Esperança do Sul, Roberto Prediger, o prefeito de Humaitá, Luiz Carlos Sandri, o servidor público Dorlei Ereno, o secretário de Obras de Esperança do Sul, Joaquim Cechi, o membro da diretoria da igreja, Nelson Junges, além do prefeito de Três Passos, Cleri Camilotti. 

Segundo o Cleri, as obras estão em pleno andamento e terão sua conclusão até o próximo sábado, quando da inauguração.

Toda a direção da Igreja Católica Apostólica Conservadora agradece às pessoas que colaboraram na realização deste sonho e convida a comunidade regional para participar dos atos inaugurais, pois Nossa Senhora do Caravaggio deverá abençoar a todos.

Transporte para os fiéis

Buscando facilitar a participação do maior número de fiéis, será disponibilizado transporte até o santuário neste sábado, com saída de Três Passos.

Os roteiros são os seguintes:

12h45min – saída do Parque de Máquinas, passando por Padre Gonzáles, e seguindo trajeto até o santuário
13h – saída do Parque de Máquinas, passando pelo centro da cidade, e seguindo trajeto até o santuário
13h15min – saída do Parque de Máquinas, passando por Padre Gonzáles, e seguindo trajeto até o santuário
13h30min – saída do Parque de Máquinas, passando pelo centro da cidade, e seguindo trajeto até o santuário

Localização e estacionamento

O trajeto até o santuário, pela VRS 822, estrada que dá acesso a Esperança do Sul, está bem sinalizado. O pequeno trecho de estrada de chão, na chegada ao santuário, recebeu reparos e empedramento, e oferecerá as condições ideais para que todos possam chegar ao destino de forma facilitada.

Junto ao santuário há um amplo estacionamento para receber os peregrinos. Também haverá comercialização de lanche e de bebidas (água e refrigerante).

Missas no santuário ocorrerão uma vez por mês

De acordo com informações repassadas por Valdelírio Alves, as missas no santuário ocorrerão sempre no último sábado de cada mês.

Visitação pode ser diária

Já a visitação ao santuário é livre e pode ser feita em qualquer dia da semana. Uma família, que cuidará do espaço, estará recepcionando os visitantes.

   Vista da igreja

   Mirante, com o rio Uruguai ao fundo

   250 degraus até o topo do morro, com as 14 estações percorridas por Jesus Cristo

   Escadaria com 250 degraus

   Dorlei Ereno (E), Nelson Junges, Luiz Carlos Sandri, Cleri Camilotti, Joaquim Ceche e Roberto Prediger


Fonte: Rádio Alto Uruguai / Fotos: Marcio Schmitt (Facebook Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário