sábado, 26 de outubro de 2013

Polícia resgata 7 pessoas de situação análoga a trabalho escravo em MT

Resgate foi em propriedade rural de Diamantino nesta sexta-feira (25).
Segundo a polícia, empregados eram obrigados a caçar para se alimentar.


Sete homens que trabalhavam em condições análogas à escravidão em uma fazenda em Diamantino, a 209 quilômetros de Cuiabá, foram resgatados pela Polícia Civil nesta sexta-feira (25) durante a operação "Independência". O responsável pela propriedade rural, de 48 anos, foi encontrado com uma espingarda e foi autuado por manter os trabalhadores em condições degradantes e por porte ilegal de armas. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) deverá ser notificado da ocorrência.

De acordo com a Polícia Civil, a fazenda fica a 70 km de Diamantino. Um dos trabalhadores tinha conseguido sair da propriedade e fazer denúncia das condições do local ao delegado de Campo Novo do Parecis, cidade a 397 km de Cuiabá.

Os empregados haviam sido contratados há alguns dias para catar raízes em área de plantio de lavoura por R$ 20,00 o hectare. Porém, não teriam recebido nenhum tipo de pagamento até o momento da operação. Informaram que contraíram dívidas com o dono da fazenda, pois eram obrigados a comprar materiais de higiene e botinas.

Além disso, os policiais constataram que os trabalhadores eram mantidos em condições precárias de habitação, alimentação e higiene. “Eles receberam uma arma para caçar animais para comer”, disse o delegado responsável pelo caso, Luiz Henrique Damasceno.

Já na Delegacia de Diamantino, o advogado da fazenda concordou em pagar passagens e alimentação para todos os trabalhadores resgatados seguirem para Campo Novo do Parecis, local escolhido por eles. Todos são oriundos de outras regiões do país.

Fonte: Do G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário