segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Plantio da safra de soja já supera média dos últimos cinco anos no Brasil

Conforme a AgRural, em Mato Grosso, a melhora da umidade do solo e a alternância entre chuvas e períodos de sol têm contribuído para o avanço do plantio 
   Plantio da safra alcançou 34% da área estimada na última sexta, dia 25
   Foto: Divulgação / Sxc

O plantio da safra brasileira de soja 2013/2014 alcançou 34% da área estimada na última sexta, dia 25. Isso significa que cerca de 10 milhões de hectares, de um total de 29,4 milhões de hectares, já foram semeados, conforme estimativa da consultoria AgRural. O resultado corresponde a um avanço semanal de 15 pontos porcentuais e ligeira vantagem na comparação com os 32% plantados um ano atrás e os 33% da média de cinco anos.

Conforme a consultoria, em Mato Grosso, principal Estado produtor, a melhora generalizada da umidade do solo e a alternância entre chuvas e períodos de sol têm contribuído para o avanço acelerado do plantio. Até a última sexta, 53% da área total de soja do Estado estava semeada, em comparação com 30% uma semana antes e 48% um ano atrás. Segundo a AGRural, os trabalhos são puxados pelas regiões oeste e norte, que já semearam 63% e 62% da área, respectivamente.

As chuvas chegaram definitivamente ao oeste de Mato Grosso, que já não sofre com falta de umidade e segue com as plantadeiras avançando a todo vapor, garante a AGRural. Em Campo Novo do Parecis, mais da metade da área foi plantada, "e os produtores já estão tendo certo trabalho para controlar a lagarta Helicoverpa armigera. Outro problema é o milho Bt que tem emergido espontaneamente. Como ele é resistente ao herbicida utilizado normalmente na dessecação, outros produtos estão tendo que ser utilizados, e isso acaba pesando no bolso do produtor.

Em Mato Grosso do Sul, o plantio saltou de 30% para 59% em uma semana, fazendo o ritmo da safra 2013/2014 se alinhar com o da temporada passada, quando 61% da área estava semeada. Em Naviraí, no Sul, após chuvas com boa cobertura, o plantio foi muito acelerado, e os produtores também dizem estar tendo sucesso no controle da helicoverpa. A situação é parecida em Maracaju, onde se espera que o plantio chegue a 90% na semana que vem.

Em Goiás, o plantio teve grande avanço nesta semana, passando de 7% para 38%, graças ao aumento da umidade no sudoeste. Em Jataí, houve acúmulo de 45 milímetros, e 60% da área está semeada. Em Rio Verde, ainda que as chuvas não estejam ideais, pancadas de até 30 mm deram condições para as plantadeiras avançarem.

No Paraná, 50% da área está plantada, com avanço semanal de 10 pontos porcentuais e vantagem de 2 pontos sobre os 48% de um ano atrás. No oeste, onde o plantio passa da marca de 95%, as chuvas acumuladas desde o início de outubro alcançam 200 mm. As primeiras áreas plantadas não tiveram um desenvolvimento tão bom quanto se esperava por causa das temperaturas baixas, que resultaram em plantas de porte pequeno. No norte, chuvas quase diárias, de baixo volume, mantêm a boa umidade do solo em Cornélio Procópio, favorecendo o plantio. Em Londrina, onde já havia falta de umidade, as chuvas desta semana vieram em boa hora.

A AGRural relata, ainda, que, com boas chuvas na semana passada, o Maranhão deu início ao plantio, que alcança 6% da área, em comparação com 4% há um ano. Em Balsas, 8% da área já está semeada. As chuvas ainda não se firmaram na Bahia e o plantio segue lento, alcançando 2% da área – a maior parte com irrigação. O acumulado de outubro varia bastante, desde 40 mm em algumas localidades a 100 mm em outras.

Segundo a consultoria, o Rio Grande do Sul deu início ao plantio da soja na semana passada. Os trabalhos começaram acelerados, mas logo foram paralisados por chuvas fortes. O plantio deve se intensificar conforme avançar a colheita do trigo, que ainda está começando. Na média gaúcha, 5% da área está semeada, em comparação com 6% um ano atrás. 


Fonte: Agência Estado
RuralBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário