sábado, 26 de outubro de 2013

No RS, 400 mil estudantes estão inscritos para Enem

Provas de ciências humanas e da natureza serão aplicadas a partir das 13h


A 15ª edição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) ocorre neste sábado e domingo em todo o País. No Rio Grande do Sul há cerca de 400 mil estudantes inscritos para realizar as provas. Ao todo mais de 7,1 milhões devem prestar o exame em todo País.

• Provas começam a ser aplicadas às 13h

Neste sábado, a prova terá a duração de quatro horas e meia e os candidatos vão responder a questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia). O horário merece atenção especial. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. Em 18 estados, o horário está diferente do da capital federal e os estudantes precisam acertar o relógio. É bom lembrar que nos finais de semana é menor o número de ônibus, trem e metrô circulando. 

Para fazer a prova, é preciso apresentar documento de identidade com foto e ter em mãos uma caneta preta, revestida com material transparente, para preencher o cartão de respostas. Antes de começar a responder as questões, o candidato deve conferir os dados pessoais na prova, no cartão de resposta e na lista de chamada. Se houver algum erro, deve comunicar o fiscal. Quem não recebeu o cartão de confirmação do Enem pelo correio, deve acessar a página do Inep e conferir as informações. Mais informações: site www.inep.gov.br; ou fone 0800-616161.

O coordenador do portal DoutorEnem.com.br, professor Eumendes Brasil, explica que a prova se destaca por exigir mais interpretação e nenhuma "decoreba" dos estudantes, havendo respostas que estão na própria pergunta. Ele defende também que não adianta estudar na última hora. A dica do professor para a reta final é relaxar. "O que o aluno tinha que fazer em relação aos estudos já foi feito", alerta.

Neste domingo, estudantes que se deslocarem de ônibus em Porto Alegre poderão utilizar, excepcionalmente, o cartão TRI. A medida deve beneficiar 110 mil pessoas pelos cálculos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). 

O gabarito da prova será divulgado até  de outubro na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os alunos podem concorrer a cerca de 1,1 milhão de vagas em instituições públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Jerônimo Pires / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário