quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Morre no Rio a atriz e cineasta Norma Bengell

Responsável pelo primeiro nu frontal do cinema brasileiro, ela lutava contra um câncer de pulmão

Morre no Rio a atriz e cineasta Norma Bengell Thiago Prado Neris/Divulgação TV Globo
   Foto: Thiago Prado Neris / Divulgação TV Globo

Uma das mais renomadas, talentosas e polêmicas atrizes brasileiras, Norma Bengell morreu na madrugada desta quarta-feira, vítima de complicações decorrentes de um câncer de pulmão.

Ela havia sido internada no último sábado, no Hospital Rio Laranjeiras, no Rio, e morreu por volta das 3h, segundo informações de parentes. O corpo da atriz, que estava com 78 anos, deverá ser velado no Cemitério São João Batista, em Botafogo, a partir das 18h desta quarta. A cremação está prevista para as 14h de quinta-feira no Cemitério do Caju.

Ao longo de sua carreira, Norma acumulou papéis tão importantes quanto ousados. Ela foi responsável pela primeira cena de nu frontal do cinema brasileiro, no filme Os Cafajestes, de 1962, quando tinha 27 anos. Por conta disso, chegou a ser banida de Belo Horizonte pela Associação de Donas de Casa de Minas Gerais.


Os militares também não eram fãs do inegável talento e da beleza de Norma, ao contrário de homens como Jece Valadão - que chegou a denominá-la como "a mulher mais desejada do Brasil" - ou do ator francês Alain Delon, com quem teve um caso durante um período de filmagens na Itália após o sucesso internacional de O Pagador de Promessas, um dos principais destaques de sua filmografia.

Em 1968, quando encenava em São Paulo a peça Cordélia Brasil, de Antônio Bivar, chegou a ser levada para o Rio por homens do Exército a fim de ser submetida a um exaustivo interrogatório sobre a subversão entre a classe teatral brasileira. Nos anos seguintes, voltaria a ser detida pelo regime a ponto de se exilar na França no começo dos anos 70.

Foi ainda modelo, vedete de teatro e cantora. Nos últimos anos, carregava a angústia de uma disputa judicial envolvendo denúncias de irregularidades na prestação de contas do filme O Guarani, de 1996, que produziu e dirigiu.

Norma Bengell também atuou em peças de teatro e séries de televisão, além de ter dirigido ainda o filme Eternamente Pagu (1988). Sua última aparição na TV foi entre 2008 e 2009, na série de humor Toma lá, dá cá, da TV Globo.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário