domingo, 27 de outubro de 2013

Irreconhecível, Grêmio é atropelado pelo Coritiba

Renato poupa jogadores e Tricolor leva goleada de 4 a 0 no Couto Pereira

   Pará teve atuação para ser esquecida neste domingo
   Crédito: Felipe Gabriel / Lancepress / CP

O Grêmio levou um verdadeiro chocolate do Coritiba e sofreu 4 a 0, neste domingo, no Couto Pereira, em Curitiba. Já aos 14 segundos, Pará – que foi expulso mais tarde – fez o gol contra mais rápido da história do Brasileirão e iniciou uma sequência de erros que fez o Tricolor Gaúcho perder de goleada para os adversários que ainda lutam para afastar risco de rebaixamento.

Ainda com os mesmo 53 pontos que o Botafogo, o Tricolor perdeu a vice-liderança no saldo de gols e tentará buscar a recuperação da goleada no próximo domingo, quando recebe o Bahia, na Arena. Antes disso, os comandados de Renato permanecem em Curitiba para encarar o Atlético-PR na próxima quarta-feira, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil.

Pará inicia tarde vexatória com gol contra


Esteve à beira do ridículo o desempenho do Grêmio no primeiro tempo de partida no Couto Pereira. Além de tomar dois gols em quatro minutos, o Tricolor Gaúcho viu as mudanças no meio-campo (com Matheus Biteco e Adriano) desestabilizarem o time e os donos da casa aplicarem um chocolate. De quebra, foi a primeira vez com Renato Portaluppi que a equipe levou três gols no mesmo jogo.

Foram 14 segundos, mais ou menos o tempo para ler esse parágrafo, até o Coritiba abrir o placar. Pior, o gol relâmpago foi contra, com o lateral-direito Pará chutando contra as próprias redes. Ele tentou desviar cruzamento para a linha de fundo, mas nem olhou onde estava a goleira e fulminou para o 1 a 0, sem chances para Dida.

Aos 4 minutos, Alex correu nas costas de Alex Telles. A nova formação de volantes não deu qualquer cobertura e o meia teve espaço para fazer sua jogada. Alex disparou um chutaço da meia-lua, Dida se esticou no canto esquerdo, mas não conseguiu evitar o 2 a 0. 

O Grêmio tentou se recompor e, aos 9 minutos, Barcos desperdiçou mais uma chance entre as várias que tem marcado seu segundo semestre no Grêmio. De frente para o gol, ele bateu embaixo da bola rebote do zagueiro Gil e isolou. A resposta do Coxa veio em seguida, com chute forte de Julio Cesar na entrada da área que Dida pulou bem para defender. O goleirão teve de defender novamente aos 25 minutos, com a marcação do Grêmio, sempre destaque do time, fazendo água.

Novas falhas e o Coxa decreta a goleada no placar


A sequência de falhas voltou a cobrar seu preço aos 34 minutos, numa tarde irreconhecível do Grêmio. Robinho foi lançado na cara do gol e tirou do goleiro Dida para anotar o 3 a 0, fora o baile. Chance para descontar veio com Kleber apenas aos 40 minutos. Ele chutou cruzado da entrada da área e o goleiro fez sua primeira defesa, de forma esquisita, mandando para escanteio.

Renato não fez modificações no intervalo e tentou resolver os problemas evidentes na conversa. Pareceu funcionar nos primeiros minutos. Aos três, Pará cobrou falta na área, Bressan pulou para o cabeceio, mas a bola passou por ele na cara do gol, numa chance muito boa. Aos nove, Kleber recebeu de Pará, fez o giro na quina da área e chutou. Fez tudo sozinho e mandou longe do gol, Barcos pedia na marca penal enquanto isso.

Pará completa péssima jornada com expulsão por agredir adversário


Com o time ainda inoperante, aos 11 minutos Renato lançou Elano a campo no lugar de Matheus Biteco. O meia fez bela contribuição em seu primeiro lance. Ele serviu Barcos, que rolou para Vargas na cara do gol, mas o chileno chutou muito longe do gol. Logo em seguida, porém, veio o castigo final para a inoperância do Grêmio. Werley tomou um chapéu de Julio Cesar que lançou o angolano Geraldo. Ele driblou Bressan e tocou na saída de Dida para aumentar o placar para 4 a 0.

Ficou ainda mais complicado aos 21 minutos, quando Pará protagonizou lance de pura violência. O lateral entrou de carrinho por cima, direto na perna de Geraldo. Levou cartão vermelho pelo lance que poderia ter causado lesão séria no adversário. 

O Coxa aproveitou a folga no placar para dosar o ritmo na parte final do jogo. Com isso, apesar do jogador a menos, o Grêmio ainda teve duas chances de descontar. Aos 35 minutos Moisés, que entrou no lugar de Barcos, mandou para a área e Kleber tentou um voleio acrobático para o gol, mas pegou mal na bola. Aos 39, Vargas lançou Elano na cara do gol, mas o meia perdeu chance incrível. Saltou para o peixinho e mandou em cima do goleiro.

Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário