sábado, 12 de outubro de 2013

Grêmio leva gol no fim e deixa escapar vitória sobre o Fluminense

Rafael Sobis decretou empate em 1 a 1 no Rio, já nos acréscimos
   Rafael Sobis marcou no fim e garantiu o 1 a 1
   Crédito: Ricardo Ayres / Photocamera / CP

O Grêmio voltou a jogar o “seu futebol” e esteve perto de um grande resultado no Maracanã, na noite deste sábado. Com o “futebol feio”, o Tricolor venceu durante a maior parte da partida, mas um gol nos acréscimos do ex-colorado Rafael Sobis decretou o empate em 1 a 1 com o Fluminense, em jogo válido pela 28ª rodada do Brasileirão.

Agora com 49 pontos, o Grêmio confirma a segunda colocação do Brasileirão, atrás apenas do Cruzeiro, que joga no domingo. Na próxima quarta-feira, o Tricolor volta a campo para encarar o Corinthians, na Arena, numa prévia das quartas de final da Copa do Brasil. 

Tricolor Gaúcho segura a pressão nos minutos iniciais

O Fluminense começou o jogo pressionando e obrigou a zaga do Grêmio e o goleiro Marcelo Grohe a intervirem várias vezes. Logo no primeiro minuto, o Grêmio se salvou. Wagner deu um chapéu em Bressan e chutou de primeira, com a bola raspando a trave esquerda. Os gremistas responderam aos cinco minutos: Alex Telles levantou na área com perigo, Saimon subiu sozinho, mas cabeceou para fora, desperdiçando grande chance. Sobis ainda perderia chance na cara do gol ao furar voleio na marca do pênalti com os primeiros minutos em alta velocidade.

A partir dos 20 minutos, o Grêmio adiantou sua marcação e começou a ameaçar fortemente a meta do goleiro Kleber. Na primeira oportunidade, Barcos abriu bola para Souza na esquerda e o volante chutou de sem pulo, carimbando o travessão do Fluminense. Na sequência, o mesmo Souza recebeu bola de Kleber e chutou com efeito, a bola passou rente ao ângulo direito.

Aos 23 minutos, o goleiro Klever salvou o Flu. Pará cruzou na área, Barcos cabeceou à queima-roupa, mas o arqueiro conseguir espalmar. Os donos da casa voltaram a ameaçar, mas Marcelo Grohe brilhou aos 32 minutos. Biro Biro tentou a conclusão, a bola sobrou na área e Jean se atirou para mandar às redes, mas Grohe caído tirou com as costas, pulando no reflexo. No lance seguinte, catou firme cabeceio de Jean sozinho.

Estava na hora do gol gremista. Aos 37 minutos, Pará cobrou escanteio para Bressan, que cabeceou no canto esquerdo. A bola rebateu na trave, mas o zagueiro correu para o rebote e chutou para o fundo das redes, anotando o 1 a 0, seu primeiro gol no Brasileirão.

A partir dos 42 minutos, Marcelo Grohe mostrou um lado decisivo e salvou o Tricolor Gaúcho em duas oportunidades. Primeiro, ele defendeu incrivelmente nos pés de Jean, a bola sobrou para Sobis, mas Bressan desviou com os pés para escanteio. Na cobrança, Sobis fulminou no lado direito, mas Grohe espalmou no reflexo.

Grêmio leva castigo no fim

O Fluminense voltou a campo tentando botar velocidade e amassar o Grêmio no setor defensivo. A marcação tricolor, contudo, funcionou bem e impediu maiores oportunidades nos minutos iniciais da segunda etapa. A insistência, porém, virou chance de Sobis aos 13 minutos. Ele driblou Bressan e chutou de canhota para o gol, mas Grohe fez nova boa defesa. Aos 16, em contragolpe, Alex Telles fez grande jogada e inverteu bola para Ramiro. O meia tinha o gol livre, mas teve dificuldade para dominar e bateu com pouco ângulo para fora.

O Flu apertou o torniquete e aos 23 minutos foi a vez de Saimon salvar a pátria tricolor. Jean dominou na área e chutou, mas o zagueiro entrou de carrinho no momento certo para afastar. Os cariocas ainda tiveram grande oportunidade com Biro Biro. Ele recebeu bola de frente para Grohe, na marca do pênalti, grande passe de Sobis, mas chutou fraco, facilitando a defesa.

Logo depois, o atacante do Fluminense foi expulso. Biro Biro já tinha amarelo, foi para cima da zaga do Grêmio e tentou cavar pênalti se jogando na área. O árbitro viu a simulação e mostrou o segundo amarelo seguido do vermelho. Renato aproveitou para ganhar tempo e reforçar seu meio-campo, colocando Matheus Biteco e Elano, tirando Ramiro e Adriano. Ainda fez Wendell entrar na partida no lugar de Alex Telles, cansado. O excesso de cautela do Grêmio, porém, foi castigado.

Pouco antes do gol, Kleber foi lançado, correndo de trás da linha de meio-campo, e entraria livre na cara do goleiro. Mas a arbitragem marcou impedimento e invalidou o lance. Logo depois, o banho de água fria aos 45 minutos: a torcida carioca já gritava “time sem vergonha” nas arquibancadas, mas Rafael Sobis fez jogada individual pela direita, driblou dois marcadores e chutou forte. A bola seria defensável, mas bateu na perna de Rhodolfo e tirou as chances de Marcelo Grohe, encobrindo o goleiro e entrando no ângulo esquerdo, definindo o 1 a 1. 

O Grêmio ainda tentou o abafa. No último minuto, Kleber ainda dominou na área do rival, mas preferiu cruzar a chutar, facilitando para a defesa do Fluminense que, ao contrário do Grêmio, comemorou o empate no Rio. 

Brasileirão - 28ª rodada

Fluminense 1
Klever; Gum, Edinho e Anderson (Felipe); Bruno (Aílton), Diguinho, Jean, Wagner (Marcos Junior) e Rafinha; Biro Biro e Rafael Sobis. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Grêmio 1
Marcelo Grohe; Saimon, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Adriano (Matheus Biteco), Ramiro (Elano) e Alex Telles (Wendell); Kleber e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho.

Arbitragem: Alício Penna Junior (MG), com Bruno Boschillia (PR) e Herman Brunel Vani (SP).
Gols: Bressan (37min/1ºT), para o Grêmio; Rafael Sobis (45min/2°T, para o Fluminense.
Cartões amarelos: Biro Biro, Edinho e Diguinho (F); Ramiro e Kleber (G).
Cartão vermelho: Biro Biro. 
Local: Maracanã, no Rio.


Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário