quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Grêmio joga melhor, mas perde por 2 a 1 para o Criciúma na Arena

Na volta de Elano e Zé Roberto, Tricolor tem mais iniciativa, mas falha na bola parada
   Grêmio perde por 2 a 1 para o Criciúma na Arena
   Crédito: Fabiano do Amaral

Diferentemente dos últimos jogos, o Grêmio atuou melhor diante do Criciúma, mas não foi eficiente. E assim o time catarinense encerrou a invencibilidade de cinco jogos do Tricolor na Arena na noite de quarta-feira. Os adversários suportaram a pressão gremista e, com dois gols de bola parada, venceram por 2 a 1 – mesmo placar do primeiro turno. O confronto teve a volta de Zé Roberto e Elano ao grupo titular e foi válido pela 27ª rodada do Campeonato brasileiro.

Com o tropeço, o Grêmio segue com 48 pontos na competição e como vice-líder, independente de resultados paralelos. Na próxima rodada, o time encara o Fluminense, às 18h30min de sábado, no Maracanã.O Criciúma foi a 29 pontos e diminuiu a diferença para quem está fora da zona do rebaixamento.

Mudança de esquema e comportamento

Por causa dos desfalques, o técnico Renato Portaluppi abdicou do esquema com três zagueiros e mandou um trio de meias – Zé Roberto, Elano e Maxi Rodríguez – a campo, para encarar o Criciúma. O time ganhou velocidade e dinâmica na construção das jogadas ofensivas. Empurrado pela torcida na Arena, a equipe partiu para cima do adversário desde o início do duelo. 

Com 4 minutos, os renegados pelo atual treinador, Elano e Zé Roberto, protagonizaram uma pintura de jogada e quase colocaram o Tricolor na frente. O lançamento de Elano deixou Zé Roberto cara a cara com o goleiro Gallato. O camisa 10 deu um toque por cobertura, mas saiu fraco e deu tempo de o zagueiro conseguiu evitar o gol. 

Dois minutos depois foi a vez de Wendell armar um lance bonito pela esquerda. Ele cruzou para Barcos, que completou de calcanhar. Galatto defendeu. Na sequência, o ex-goleiro gremista realizou um milagre: Elano cobrou falta com categoria e o Pirata testou com força para baixo, mas o arqueiro espalmou no reflexo. A torcida se levantou e pediu pênalti aos 16 minutos, quando Zé Roberto tabelou na área e caiu após disputa com o zagueiro. O árbitro entendeu que o defensor foi na bola e mandou seguir. 

Recuado e suportando a pressão gremista, o Criciúma chegou ao ataque pela primeira vez somente aos 19 minutos. O atacante Lins brigou pela bola e atrasou para Wellington Paulista, que bateu em cima de Werley. O Grêmio respondeu com levantamento de Maxi Rodríguez na medida e Souza cabeceou por cima. 

Balde de água fria no fim do primeiro tempo

Pouco a pouco, o Criciúma reforçou a marcação pelos lados e conseguiu conter as chegadas ofensivas dos donos da casa. O ritmo de jogo diminuiu e as chances de gol foram reduzidas. Aos 32, Elano encontrou Pará livre na direita. O lateral avançou, mas finalizou torto. O balde de água fria para os gremistas ocorreu aos 35 minutos. Enquanto o Grêmio desperdiçava na frente, o Criciúma aproveitou uma falta na meia esquerda para abrir o placar. Wellington Paulista se antecipou à marcação e desviou no canto de Dida. 

O Tricolor sentiu o gol do adversário. O nervosismo fez com que as oportunidades criadas fossem poucas até o final do primeiro tempo. Só aos 43, Barcos pegou um rebote de primeira e assustou Galatto. 

Maxi empata e Serginho garante vitória no final

Com a vantagem no placar, o técnico Argel Fucks recuou o time para o segundo tempo. Colocou Morais e sacou o meia Daniel Carvalho. O time gremista se jogou para o ataque e encontrava dificuldade para vencer a marcação adversária. Apesar da pressão tricolor, a primeira chance na etapa final foi do Tigre. Aos 5, Lins cruzou da esquerda e Morais tentou finalizar de bicicleta, mas pegou mal na bola, que sobrou para Dida. Na sequência, Elano arrematou com força, que passou rente ao travessão. 

Como a construção coletiva resultava em pouca coisa, o Grêmio chegou ao empate graças a uma bela criação individual. Na marca dos 11 minutos, Maxi Rodríguez fez fila na direita, cortou para o meio e disparou uma bomba indefensável: 1 a 1 em grande estilo. Só que os comandados de Renato diminuíram o ritmo após o gol de empate. Aos 13, Morais dominou a bola no ataque e finalizou perto do gol. Depois, uma cobrança de falta de Ricardinho passou próximo ao travessão. 

Diante do pouco volume de jogo do seu time, Renato colocou o atacante Paulinho e sacou o meia Zé Roberto. A mudança deu mais referência à equipe na área. Jean Deretti também entrou no lugar de Maxi Rodríguez, mas a efetividade estava afetada nesta quarta. Aos 33, Pará cruzou na área e Paulinho emendou de cabeça para fora. 

No final, o Grêmio tomou o segundo gol novamente na bola parada. Aos 43, após escanteio, Serginho subiu livre no primeiro pau e testou com força, no canto, para decretar o 2 a 1, quebrando o ritmo do Tricolor no Brasileirão. 

   Na volta de Zé Roberto, Tricolor teve mais iniciativa, mas falhou na bola parada | Foto: Fabiano do Amaral

Brasileirão 2013 - 27ª Rodada 

Grêmio 1
Dida; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Adriano, Souza, Elano (Lucas Coelho), Zé Roberto (Paulinho) e Maxi Rodríguez (Jean Deretti); Barcos. Técnico: Renato Portaluppi.

Criciúma 2
Galatto; Sueliton (Ezequiel), Matheus Ferraz, Fábio Ferreira e Marlon; Serginho, Ricardinho, João Vitor e Daniel Carvalho (Morais); Lins e Wellington Paulista (Marcel). Técnico: Argel Fucks.

Gols: Wellington Paulista (35min/1ºT) e Serginho (43min/2ºT); Maxi Rodríguez (11min/2ºT).
Cartões amarelos: Sueliton e João Vitor (C); Werley (G).
Público: 18.109 torcedores.
Renda: R$ 502.468,00.
Local: Arena do Grêmio.
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO), auxiliado por Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Celso Barbosa de Oliveira (SP).

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário