sábado, 12 de outubro de 2013

Explosão em fábrica de fogos de artifício deixa 21 mortos no Vietnã

Acidente forçou a evacuação de 2 mil pessoas do local

   Acidente ocorreu na manhã deste sábado e forçou a evacuação de 2 mil pessoas do local
   Crédito: STR / AFP / CP

Ao menos 21 pessoas morreram e quase cem ficaram feridas em explosões em uma fábrica de fogos de artifício, situada em um complexo militar do norte do Vietnã, informaram neste sábado fontes militares. “Vinte e uma pessoas morreram e 98 ficaram feridas, a maioria delas com queimaduras”, indicou um funcionário da equipe militar de socorro, que pediu o anonimato.

O acidente, que ocorreu na manhã de hoje em uma zona militar chamada Z121, a 120 quilômetros de Hanoi, e forçou a evacuação de 2 mil pessoas, segundo a polícia. Os hospitais locais receberam muitas vítimas, algumas com queimaduras de terceiro grau. Os casos mais graves foram levados a um hospital especializado em queimaduras nos arredores de Hanoi. “Não pude reconhecer a minha filha, ficou queimada da cabeça aos pés”, declarou uma mulher à imprensa oficial. “Ela estava grávida, não conseguiu fugir suficientemente rápido do local da explosão”.

Imagens publicadas em blogs vietnamitas mostravam veículos queimados, casas próximas ao local do incidente com o telhado arrancado e janelas quebradas pela explosão. “O incêndio já está controlado”, disse um funcionário da polícia da província de Phu Tho. Ele acrescentou que uma investigação foi aberta para determinar as causas do acidente. “A primeira explosão ocorreu às 07h55min locais e depois ocorreram explosões contínuas durante várias horas”, relatou Phi Xuan Trung, autoridade do município de Khai Xuan, ao jornal on-line VNExpress. “Sentimos um forte cheiro de pólvora, o chão tremeu em vários quilômetros”, acrescentou.

Os moradores do distrito de Thanh Ba, na província de Phu Tho, onde a fábrica está situada, sentiram o chão tremer de forma repetida. “Depois da primeira explosão, minha casa ficou balançando”, afirmou a testemunha Nguyen Nhu Quynh ao VNExpress. Através de alto-falantes, as pessoas que moravam em um raio de 15 quilômetros do complexo foram convocadas a abandonar o local, indicou uma testemunha. Um morador local declarou que a população fugiu à cidade de Viet Tri, a 40 quilômetros de distância. “Recebemos alertas das autoridades de que podem ocorrer novas explosões que seriam muito destrutivas”, declarou, sem se identificar.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário