segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Estado deve nomear 5 mil novos professores

Primeiras contratações devem começar já em novembro


A Secretaria Estadual de Educação planeja nomear 5 mil novos professores efetivos até o início do ano letivo de 2014. A homologação dos 13.102 mil aprovados no concurso do magistério estadual realizado neste ano está programada para ocorrer no próximo dia 15, e as primeiras contratações devem começar já em novembro. 



Uma parcela dos aprovados também será chamada ao longo de 2014, conforme a necessidade, e o restante deverá compor um banco de reserva, já que o concurso tem validade por dois anos e pode ser prorrogado por igual período.

O concurso deste ano teve 69.503 candidatos inscritos. Deste total, 63,9 mil compareceram à prova realizada no dia 19 de maio em 30 cidades do Estado, tendo sido aprovados inicialmente 10.747 candidatos (16,8%). Na semana passada, a anulação da questão 22 da prova objetiva levou à aprovação de mais 2.355 candidatos, elevando o índice para 20,5%.

As novas nomeações servirão também para substituir os contratos emergenciais, aqueles nos quais o professor atua apenas temporariamente e não possui estabilidade no cargo. Atualmente, a rede estadual de ensino conta com cerca de 78 mil professores, sendo 19 mil com contrato temporário.

— Entendemos que essa relação de trabalho não é uma relação que deva acontecer, porque o professor não tem nenhuma segurança com a administração. A ideia é manter alguns contratos para usar apenas nos casos emergenciais —  diz a diretora do Departamento de Recursos Humanos da SEC, Virginia Nascimento.

A Secretaria ainda não definiu a quantidade de contratos temporários que vai manter.

—  Queremos ter um banco que se possa usar em caso de licença-gestante, licença-saúde, porque esse profissional que saiu, em teoria ele deve voltar. Mas ainda não sabemos quantos contratos vamos deixar — ressalta Virginia.

A reestruturação do quadro de professores efetivos teve início em 2012, com a nomeação de 5,5 mil novos profissionais. A expectativa da SEC era aprovar 10 mil candidatos no concurso anterior, mas como todos os candidatos aprovados foram contratados e ainda assim a meta não foi alcançada, foi necessário realizar um novo concurso neste ano.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário