domingo, 13 de outubro de 2013

Documentaristas resgatam filhote de onça-parda abandonado na Amazônia

Equipe participa de expedição que registra a biodiversidade do bioma.
Onça-parda foi encontrada no Amazonas e levada para tratamento.
O filhote de onça-parda encontrado abandonado na Amazônia por uma equipe de documentaristas (Foto: Divulgação/Fernando Lara)
   O filhote de onça-parda encontrado abandonado na Amazônia por uma equipe de documentaristas
   (Foto: Divulgação/Fernando Lara)

Brasileiros que participam de uma expedição para registrar a fauna da Amazônia interromperam os trabalhos no início deste mês para resgatar um pequeno filhote de onça-parda, encontrado abandonado na região do Rio Abacate, no estado do Amazonas.

De acordo com o documentarista Fernando Lara, da expedição Rotas Verdes Brasil, durante uma caminhada o grupo ouviu o choro do filhote, que foi encontrado perto da margem do rio, no interior de um tronco oco.

Como havia o risco da mãe do pequeno felino voltar a qualquer momento, a equipe monitorou o filhote durante quatro dias. Como a fêmea não retornou, o resgate foi feito.

O filhote foi levado para Manaus e ficou sob os cuidados do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Ele será mantido no local até chegar a vida adulta, quando será tentada a reintrodução do animal no ambiente selvagem.

O filhote foi encontrado pelo grupo dentro de um tronco oco de árvore, perto de um rio no estado do Amazonas (Foto: Divulgação/Fernando Lara)
   O filhote foi encontrado pelo grupo dentro de um tronco oco, perto de um rio no estado do Amazonas
   Foto: Divulgação/Fernando Lara)

Depois que foi resgatado, o animal foi levado para Manaus, onde vai permanecer até alcançar a idade adulta (Foto: Divulgação/Fernando Lara)
   Depois que foi resgatado, o animal foi levado para Manaus, onde vai permanecer até alcançar a idade adulta
   (Foto: Divulgação/Fernando Lara)

Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário