terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dia do professor: O novo papel do profissional

Baixa remuneração e falta de valorização da carreira afastam jovens do magistério
   Dia do professor: o novo papel do profissional
   Crédito: André Ávila

Maior acesso ao conhecimento, oferta de vagas ampliada e avanço tecnológico - com influência nas mídias educacionais - são características do mundo atual que têm reflexos na escola. Com as mudanças sociais, o papel do professor também se reconfigura, exigindo do profissional, entre outras qualidades, atuação articulada com a informação, domínio de tecnologias, formação continuada e propostas curriculares dinâmicas e multidisciplinares. "O professor, hoje, é mais que um educador. Passou a assumir outras funções e a desempenhar diversos papéis para suprir o que a sociedade exige dele", aponta a diretora pedagógica da Secretaria da Educação de Porto Alegre (Smed), Eliane Meleti.

Os novos papeis têm muita relação com o surgimento e a influência de variadas ferramentas tecnológicas. Eliane destaca que, atualmente, o aluno pode acessar diversas informações via Internet. Assim, o professor passa a assumir uma função de orientar, mediar, enriquecer e até atuar como gestor da aprendizagem, auxiliando o estudante a avançar na qualificação. E, mais do que isso, o professor tem o desafio de educar e de formar futuros cidadãos. Mas a valorização profissional é fator significativo.

"A valorização e o prestígio só existem se houver respeito da família sobre a importância do professor. Não sei dizer onde, mas isso se perdeu", avalia a diretora da Smed. Segundo ela, um dos problemas que se verifica na atualidade é que muitas famílias repassam à Escola (por meio da figura do professor) parte de suas responsabilidades. Eliane lembra que, no caso da Educação municipal, 50% dos estudantes passam 12h dentro da estrutura escolar, desenvolvendo atividades recreativas e de Ensino.

Condições de trabalho em foco


No que se refere ao Ensino privado, Amarildo Cenci, da direção do Sindicato dos Professores do RS (Sinpro), avalia que a categoria busca maior valorização das instituições. Segundo ele, ainda falta cuidado para que sejam oferecidas condições adequadas de trabalho. E sobre atividades extraclasse, acredita que "é preciso uma reflexão sobre o excesso de trabalho no Ensino privado. Para terem condições de desempenharem bem a sua função, os professores precisam de descanso e lazer", considera. Para o diretor, este é um dos fatores que afasta os jovens da carreira do Magistério; junto a outros, como remuneração e realização profissional. "Infelizmente, mentes mais brilhantes não estão buscando a Educação", afirma.

Educação e fontes de financiamento

Ao apontar a remuneração como um dos grandes desafios do Ensino, o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, defendeu uma nova fonte de financiamento para o setor. Segundo ele, a concepção é de que seja uma fonte fixa e de curto e médio prazos. "Os países que tiveram um salto na qualidade da Educação foram os mesmos que a priorizaram e investiram muito, como Coreia do Sul. Está na hora de o Brasil fazer essa escolha e, em uma ou duas décadas, ter uma realidade diferenciada."

Ao avaliar os royalties do petróleo, com a destinação de 75% aprovados para a Educação, Jose Clovis considera que a verba trará grande contribuição, mas diz que ainda há muitas incertezas em como se dará e o que representará em valores. Para o secretário, a melhoria na remuneração do professor não é questão regionalizada, mas de todo o país para conseguir resolvê-la.

Outro fator importante é a formação, levando à visão de Ensino do século XXI, trabalho coletivo, interdisciplinar, novas concepções de avaliação e superando a transmissão de informações.

Cpers destaca trajetória de lutas

A presidente do Cpers/Sindicato, Rejane de Oliveira, disse que os professores e funcionários de escola têm importante trajetória de lutas, mas que, hoje, ainda enfrentam dura realidade pelo não cumprimento de leis e perseguição política por lutarem por seus direitos. Em comemoração ao Dia do Professor, a dirigente participa, às 10h, de uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, na Capital; e no próximo dia 17/10, dentro das atividades desse mês, o Cpers promoverá uma mobilização contra o leilão do Campo de Libra do Pré-Sal. Rejane lembrou ainda que no dia 28/10 se comemora o Dia do Servidor de Escola; data em que núcleos do Cpers realizarão ações pelo RS, começando por Cerro Largo, sexta-feira (18/10).

Sindicato divulga nota de protesto

O Cpers/Sindicato divulgou nesta terça-feira uma nota intitulada "Basta de discursos, promessas e mentiras!". O texto faz críticas ao governo Tarso Genro e volta a cobrar o piso nacional para os professores gaúchos. Para ler o documento na íntegra, clique aqui

Fonte: Mauren Xavier / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário