domingo, 27 de outubro de 2013

Crissiumal receberá na próxima semana duas médicas cubanas do programa Mais Médicos

Profissionais deverão começar atendimento no dia 04 ou 05 de novembro

Um grupo de 32 profissionais do Mais Médicos desembarcou na manhã de sábado no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para atuarem na capital gaúcha e em outros 31 municípios do estado. Eles viajaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), e foram recebidos pelos ministros do Desenvolvimento Agrário, Pele Vargas, e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Os médicos realizaram um curso de três semanas para aprender a realidade da população brasileira e a lingua portuguesa. A imersão foi realizada em Brasília, Fortaleza, Vitória e Belo Horizonte. Eles ainda passarão uma semana na capital gaúcha e, no dia 4 de novembro, começarão a trabalhar. Segundo o Ministério da Saúde, na próxima segunda-feira (28) outros 101 médicos do programa desembarcam em Porto Alegre. Os 133 profissionais se formarão aos 86 que já trabalham no Rio Grande do Sul. Deste número, 48 são estrangeiros e 38, brasileiros formados no exterior.

Duas destas profissionais, ambas cubanas, serão destinadas ao município de Crissiumal, segundo informação repassada pela Secretária de Saúde Claudia Weyer e pelo prefeito Walter Luiz Heck no programa de rádio da administração municipal de sábado, dia 26 de outubro.

O Prefeito destacou que as médicas serão buscadas na Capital Gaúcha no dia 03, devendo iniciar seu trabalho em Crissiumal no dia 04 ou 05. Heck destacou “a notícia é ótima e estas profissionais não vem para tirar o lugar de ninguém e sim somar na qualidade da saúde, aumentando o atendimento da saúde básica do município”.

A Secretária Claudia Weyer destacou que os contratos são de 3 anos, podendo ser renovados, o Governo Federal entra com um valor de 10 mil reais por mês para cada médico, sendo que o município fica responsável pelo pagamento da alimentação e estadia, a carga horária de trabalho será de 40 horas semanais.

Segundo o Prefeito, as profissionais receberão uma solenidade de boas vindas.

Fonte: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver

Nenhum comentário:

Postar um comentário