terça-feira, 15 de outubro de 2013

CPI apura denúncias de irregularidades na saúde em Campo Novo



Uma eleitora está fazendo valer o seu direito de cidadã em Campo Novo. Ela protocolou na Câmera de Vereadores do município de 5417 habitantes um pedido para que fossem investigadas irregularidades envolvendo uma funerária e licitações na Secretaria Municipal de Saúde.

Rosecler Ribeiro, 44 anos, cozinheira do hospital e licenciada por problemas de saúde, entrou com a ação no dia 10 de setembro. Na sessão do dia 23, a Comissão Parlamentar de Inquérito foi aprovada por 5 votos a 4. O voto de desempate foi dado pelo presidente do legislativo, o vereador Selmo Weis, do mesmo partido do vice-prefeito Jocemar Scherer (DEM).

Conforme o Regimento Interno da Câmera, o presidente designou para formar a Comissão Processante os vereadores Marcos Roberto dos Reis (presidente), Luiz Claudio Rasche (relator) e Carlos Alberto da Silva (membro).

Segundo o presidente da CPI, Marcos Reis (PMDB), o prefeito municipal já apresentou a defesa prévia e indicou testemunhas dentro do prazo de 10 dias conforme estabelecido pela Comissão Parlamentar de Inquérito.

Ainda segundo Marcos Reis, o parecer da Comissão decidiu pelo prosseguimento do processo para ouvir algumas testemunhas e esclarecer melhor os fatos. A decisão foi tomada por 2 votos a 1, com o voto contrário do vereador Carlos Alberto da Silva (PSDB), que justificará sua decisão somente em plenário.

De acordo com o presidente do legislativo, Selmo Weis, a CPI tem um prazo de 90 dias para apurar os fatos, podendo ainda ser prorrogado em caso de necessidade. Ao dar o voto de minerva em favor da abertura da investigação, Weis justificou que o Legislativo tem o dever de fiscalizar o Executivo e que não há porquê de não investigar.

Rosecler Ribeiro, a cidadã que solicitou a investigação aos vereadores, conta que tem problemas de pressão alta e cardíacos, necessitando de remédios contínuos, inclusive estando licenciada do trabalho, e que, segundo ela, sofre com a falta de medicamentos e o mau atendimento no Posto de Saúde.

Além da CPI na Câmera de Vereadores, a administração municipal responde a três processos em andamento no Fórum da cidade, um movido pelo Ministério Público e outros dois através de Ação Popular. Em um deles, aparecem como réus o prefeito José Milton Menusi, o vice-prefeito Jocemar Scherer e o Município de Campo Novo; em outros dois, apenas o prefeito municipal.





Fonte: Três Passos News | Fotos: Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário