segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Biografia de Maria de Villota é lançada três dias depois da morte da ex-pilota

Apresentação de 'A Vida é um Presente' já estava programada para esta segunda-feira e contaria com presença da espanhola, que faleceu na sexta

A Vida é um Presente - biografia de Maria de Villota (Foto: Divulgação)
Capa da biografia de Villota (Foto: Divulgação)

A autobiografia “La Vida es um Regalo” (A Vida é um Presente) de Maria de Villota, foi lançada nesta segunda-feira, na Espanha, apenas três dias depois do falecimento da ex-pilota de 33 anos. O evento já estava e a própria espanhola faria a apresentação da obra. De Villota foi encontrada morta na última sexta-feira em um hotel em Sevilha.

Editado pela “Plataforma Editorial”, o livro de 192 páginas é um testemunho de alegria e superação da espanhola, após o gravíssimo acidente sofrido em julho de 2012, em um teste aerodinâmico com um carro da Marussia, que lhe rendeu sequelas como a perda do olho direito, além de lesões neurológicas que acabaram provocando sua morte no dia 11 de outubro.

A obra conta a história da esportista desde seus primeiros passos no automobilismo, passando pelo acidente e seu tortuoso processo de recuperação, até seus recentes projetos na Fundação Ana Carolina Díez Mahou. A editoria doará parte da renda com as vendas do livro para crianças que sofrem com doenças neuromusculares da entidade em que De Villota trabalhava.

Eu era pilota. Corria muito, com grande velocidade. Tão rápido que apenas gotas das pequenas coisas da vida caíam em mim. Só queria correr, avançar, chegar ao objetivo e cumprir meus sonhos. Agora que só tenho um olho, talvez perceba mais coisas do que antes. Antes, minha vida era uma luta contra o cronômetro. Agora, que vejo que é preciso parar e medir as coisas de outra forma. Não são mais os décimos do cronômetro, mas sim os pequenos momentos - diz De Villota em um trecho do livro.

Para o diretor da Plataforma Editorial, Jordi Nadal, em 30 anos da editora, que tem mais de 6.500 obras publicadas, “este é o livro que melhor une velocidade, humanidade e profundidade”.

- Está escrito de uma maneira tão humana e luminosa que comove e alegra por igual – elogiou.

 Maria Villota  (Foto: AP) 
   Maria de Villota, de macacão da Marussia, meses antes do grave acidente de 2012 (Foto: AP)

Nascida em Madri em 13 de janeiro de 1980, Maria de Villota Comba, filha de Emilio de Villota, grande nome do automobilismo espanhol, foi pilota de testes da Marussia na Fórmula 1. Por causa do acidente, De Villota precisou abandonar as pistas, mas não se afastou totalmente do mundo da velocidade. Como embaixadora da “Comissão de Mulheres no Esporte a Motor” da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ela seguia incentivando a maior participação do sexo feminino no esporte a motor. Ao longo de seus 17 anos de carreira, Maria competiu também na F-3 espanhola, na Superleague Fórmula, no Mundial de Turismo (WTCC), além de ter participado das 24 Horas de Daytona, nos Estados Unidos.

Fonte: Por  Madri, Espanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário