quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Tropas militares avançam margem do Rio Santa Maria em Saicã, em Rosário do Sul

Exercício de simulação faz parte da Operação Laçador


   Foto:  Jean Pimentel  /  Agência RBS

Helicópteros, blindados e centenas de militares participam de um exercício em Rosário do Sul. A atividade, que faz parte da Operação Laçador, consiste em uma simulação de batalha no campo de instrução Barão de São Borja (Saicã).

Em cada margem do Rio Santa Maria há uma tropa _ uma delas em posição de defesa e a outra em ataque. Os militares que irão avançar e atacar o território inimigo, irão executar uma manobra de transposição do curso do rio. Este é o principal objetivo da missão desta quarta-feira. A coordenação é da 6ª Divisão do Exército, de Porto Alegre.

A intenção do exercício é promover a integração entre as forças _ participam militares do Exército e Força Aérea Brasileiro _ e treinar os participantes para estarem aptos em um eventual combate. 

Exercícios simulados, ações reais
 
A Operação Laçador começou ontem e segue até o dia 27, simultaneamente, em cidades de três Estados do Sul do país. A ação é articulada pelo Ministério da Defesa e coordenada pelo Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas inclui ainda a Marinha. O objetivo é alinhar estratégias das três forças armadas nacionais para atuar em situações de conflito.

Os combates e exercícios são simulados, mas as ações são reais. Os militares recebem  missões de combate, defesa de espaço aéreo e terrestre, resgate e ações cívico-sociais. As atividades serão desenvolvidas em 13 municípios, entre eles, dois da Região Central: Santa Maria, que serve de base e apoio logístico para muitas das unidades militares, e Rosário do Sul, onde ocorre parte dos treinamentos. As outras cidades são Alegrete, Rio Grande, Nova Santa Rita, São Borja, Canoas, Porto Alegre, Capitão Leônidas Marques (PR), Nova Prata do Iguaçu (PR), Blumenau (SC), Joinville (SC) e Florianópolis (SC).

Fonte: Lizie Antonello | DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário