terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tremores de terra assustam população de São Pedro da Serra, no Vale do Caí

Fenômeno estaria ocorrendo há cerca de 30 dias


Um estrondo seguido de um abalo. Essa é a sensação que os moradores de São Pedro da Serra têm diariamente há pelo menos um mês. Os tremores atingem toda a área central do município e assustam a população, que não consegue identificar a origem do fenômeno.

Conforme a professora Kely Luisa Chies, 29 anos, os abalos são muito intensos desde o dia 13 de agosto. No início, segundo ela, apenas algumas regiões da cidade eram atingidas, agora, no entanto, toda a cidade percebe.

— Ontem à noite deu um muito forte. Acontece mais na casa da minha mãe, no Centro. Eu moro há cerca de três quilômetros, no interior, e senti. Dá um barulho como se estivessem soltando um foguete e depois outro barulho muito forte. Treme a janela, chega a dar medo — relata.

O geólogo da prefeitura do município, Valmor Pedro Brackmann, 53, estudou as hipóteses de deslizamentos de terra e detonações em uma pedreira próxima. Segundo ele, nenhuma evidência foi encontrada.

— Nos sobrou como única alternativa a acomodação de placas e falhas geológicas. É um fenômeno recorrente, mas nada preocupante a ponto de provocar rachaduras, por exemplo.

De acordo com Brackmann, a região tem duas falhas, o que a torna propícia para acomodações rochosas e tremores têm sido registrados por sismógrafos em Foz do Iguaçu e Brasília.

— Desde o século 19, foram 18 registros no Estado. Destes, oito ocorreram na região de Salvador do Sul, onde fica a cidade — explica.

O geólogo tenta obter informações sobre a magnitude dos tremores, mas ainda não conseguiu contato com os institutos responsáveis pelas medições.

Fonte: PIONEIRO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário