sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Talibã ataca consulado dos EUA no Afeganistão

Explosão atingiu portão de entrada do prédio diplomático em Herat.
Uma pessoa morreu, mas equipe consultar escapou ilesa.


Veículo danificado após explosão no portão de entrada do consulado dos EUA no Afeganistão. Ao fundo, o prédio diplomático. (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo)
Veículo danificado após explosão no portão de entrada do consulado dos EUA no Afeganistão. Ao fundo, o prédio diplomático. (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo)

Rebeldes atacaram o consulado dos Estados Unidos no oeste do Afeganistão nesta sexta-feira (13), deixando pelo menos um morto.

Além de intenso tiroteio no local, uma explosão ocorreu na entrada do prédio diplomático na cidade de Herat, perto da fronteira com o Irã.

O ataque foi confirmado pelo governador da província de Herat, Sayed Fazlullah Wahidi, à agência local "Pajhwok".

A ofensiva rebelde ocorreu pouco antes das 6h, quando um caminhão que transportava os rebeldes acelerou em direção ao edifício, informou um porta-voz do Departamento de Estado. Durante a batalha, o caminhão explodiu, causando grandes danos ao portão de entrada do consulado.

As informações, porém, ainda não são precisas. Há versões diferentes sobre o ataque.

O Talibã reivindicou o ataque em um e-mail enviado à rede americana CNN.

Rebeldes insurgentes atacaram edifício americano na província de Herat. Talibã reivindicou ataque. (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo) 
   Rebeldes insurgentes atacaram edifício americano na província de Herat. Talibã reivindicou ataque.
   (Foto: Hoshang Hashimi / AP Photo)

Autoridades disseram que ataque deixou nove feridos. A France Presse (AFP) informou que o confronto deixou um morto e 18 feridos, enquanto a BBC noticia a morte de três pessoas no local.

A Associated Press (AP) informou, com base na declaração da porta-voz Marie Harf, que nenhum funcionário do consulado foi ferido e que o prédio está seguro.

Há um ano, no dia 11 de setembro, um consulado norte-americano na Líbia foi alvo de ataque na cidade de Benghazi, que resultou nas mortes do embaixador americano, Christopher Stevens, e outros três funcionários.

Fonte: Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário