segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Segunda-feira dará primeira mostra de onda de calor no RS


Escalada da temperatura vai gerar marcas ao redor dos 37º ao longo da semana

A noite de tempo aberto que permitiu ver a ocultação de Vênus pela Lua, neste domingo, vai se repetir no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. O sol deverá marcar presença em todas áreas do Estado, com nuvens serão esparsas. Massa de ar quente cobre o Rio Grande do Sul e traz um dia de temperatura elevada.

O RS deve passar por uma onda de calor intensa para esta época do ano. O começo da manhã é ameno nesta segunda, mas aquece rapidamente já de manhã e faz calor no período da tarde, mais intenso no Centro e no Oeste do Estado. À noite, refresca e as condições estarão agradáveis.

As mínimas ficam ao redor dos 10º em São José dos Ausentes e Santana do Livramento. A máxima, por sua vez, chega a 33º em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 16º e 31º. 

A instabilidade que trouxe chuva acima da média de todo o mês em pouco mais de 24 horas para a cidade de Buenos Aires deixou escassos volumes de chuva aqui no Rio Grande do Sul, entretanto provocou muito vento no final do sábado e na madrugada de deste domingo. As rajadas superaram 90 km/h em alguns pontos do Centro e do Sul do Estado. 

A instabilidade, ao contrário do senso comum, não antecedeu frio. O que vem por aí é calor. E que calor! A MetSul alerta que a semana que começa será a mais quente deste inverno com marcas altíssimas, como se estivéssemos no auge do verão entre dezembro e fevereiro. 

A partir de terça as marcas nos termômetros disparam. Máximas acima de 30ºC devem ser generalizadas no Rio Grande do Sul nos próximos dias com registros de 35ºC a 37ºC em muitos locais do Centro, Oeste e Noroeste do Estado, inclusive na área de Porto Alegre. O calor deve seguir até o final da semana, já que a chuva ficará bloqueada na região de Buenos Aires. 


Fonte: METSUL
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário