domingo, 22 de setembro de 2013

Rio Uruguai sobe muito e travessia será suspensa a partir da tarde desta segunda em Porto Mauá

Os ribeirinhos do rio devem se precaver já que suas águas devem se elevar rápida e consideravelmente, avisam os responsáveis pelas barragens de Itá e Machadinho, cuja vazão aumentou quase seis vezes


Neste domingo, 22 de setembro, às 17h, o nível do rio Uruguai em Porto Mauá estava em torno de 4 a 6 metros acima do nível normal.

Nesta mesma hora deste domingo, o nível das águas em Itapiranga (SC) atingiu a marca de 5,8 metros, crescendo 25 cm por hora.

Às 19h deste domingo uma nova informação dava conta que o nível do Rio Uruguai em Itapiranga estava em 7,20 metros acima do normal, ainda crescendo, conforme o Sargento Carlinhos Mallmann, da Polícia Militar do município.

Conforme indica o monitoramento, estas águas chegam em Porto Mauá por volta das 10h da manhã desta segunda-feira. 

Como as chuvas são mais localizadas em Santa Catarina e no Norte do RS, a proporção em Porto Mauá em relação à Itapiranga deverá girar em torno de 30% a 40% a mais.

Ou seja, a princípio o nível das águas em Porto Mauá deve atingir nesta segunda-feira, 23, em torno das 12h, entre 9,3 metros e 10,1 metros.

Como é de praxe e por motivos de segurança, quando o nível do rio atinge 9,7 metros, a travessia através das balsas é suspensa.

Conforme as informações disponíveis, o nível de 9,7 metros deve ser atingido na primeira hora da tarde desta segunda-feira, 23.

As chuvas registradas em Itapiranga foram: 

- sexta-feira, dia 20, 26 mm;
- sábado, dia 21, 15 mm;
- domingo, dia 22, 30 mm (até às 8 horas da manhã).
Em Porto Mauá, de sexta-feira até domingo, choveu 31mm.

Alerta sobre a rápida elevação das águas do rio Uruguai

O engenheiro José Vicente Miranda Rescigno, da barragem de Itá, mas que tem informações da barragem de Machadinho, emitiu um alerta para as autoridades cujos municípios são contíguos ao leito do rio Uruguai, tanto do lado brasileiro quanto argentino.

Segundo ele, as autoridades e os ribeirinhos devem se acautelar e tomar as devidas providências, já que as comportas da barragem de Itá e Machadinho foram abertas visando dar vazão às águas, uma vez que os lagos estão cheios.

A vazão que era de 1.500 metros cúbicos passou para 10.000 metros cúbicos por segundo, o que significa que a vazão aumentou quase seis vezes.

São estas águas que ao escorrerem enchem o leito do rio Uruguai e fazem com que seu nível aumente rápido e  consideravelmente, podendo causar danos aos ribeirinhos.

Afirma o engenheiro José Vicente Miranda Rescigno no seu alerta:
“Informo que tivemos nas últimas 24h totais de 90 a 100mm e as vazões estão em elevação.

Já iniciamos os vertimentos preventivos nas barragens de Itá e Machadinho.

Portanto, nas próximas horas o rio Uruguai deve apresentar elevações importantes em Itapiranga (SC) e Porto Mauá (RS).

Salientamos que a chuva forte se estende sobre a bacias dos rios Chapecó e Peperi-Guaçu, da qual não temos nenhum controle de barragens.

Assim, será importante monitorar as chuvas nesta bacia, assim como nas bacias do noroeste do RS, que afetam diretamente Porto Mauá e demais localidades”. (Com informações do jornalista Vilson Winkler, assessor de imprensa da Prefeitura de Porto Mauá).

PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário