terça-feira, 24 de setembro de 2013

Polícia Federal faz operação contra desvio de recursos da Conab

Dinheiro é oriundo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, dia 24, a Operação Agro-Fantasma para combater um esquema de desvio de recursos públicos, oriundos de um dos programas do Fome Zero, chamado de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), da ação de Compra Direta da Agricultura Familiar com Doação Simultânea. Os recursos são repassados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a associações e cooperativas rurais.

Segundo a PF, a investigação, iniciada em 2011, ocorreu na cidade de Guarapuava (PR), a partir da deflagração de outra operação, denominada Feira Livre. A partir daí, foram investigados 22 programas dos anos de 2009 a 2013, com evidência de desvios de recursos, em 14 municípios paranaenses (Guarapuava, Foz do Jordão, Honório Serpa, Candói, Ponta Grossa, Irati, Rebouças, Teixeira Soares, Inácio Martins, Fernandes Pinheiro, Itapejara D’Oeste, Goioxim, Pinhão e Querência do Norte).

A PF informou ainda que as pessoas foram indiciadas pelos crimes de apropriação indébita previdenciária, estelionato contra a Conab, formação de quadrilha ou bando, falsidade ideológica, ocultação de documento, peculato doloso, peculato culposo, emprego irregular de verbas públicas, prevaricação, condescendência criminosa e violação de sigilo funcional, todos previstos no Código Penal Brasileiro. Funcionários que compõem a cúpula da Conab no Paraná e fiscais ligados ao grupo estão sendo afastados, em razão dos indícios de participação nos crimes.

Fonte: AGÊNCIA BRASIL
RuralBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário