terça-feira, 24 de setembro de 2013

Polícia desativa explosivos em shopping de Nairóbi

Forças de segurança do Quênia combatem milicianos islamitas pelo quarto dia seguido


   Forças de segurança combatem milicianos islamitas pelo quarto dia seguido
   Crédito: Tony Karumba / AFP / CP

A polícia queniana anunciou nesta terça-feira que desativou explosivos colocados pelos islamitas durante ataque ao centro comercial Westgate de Nairóbi. "Estamos desativando explosivos colocados pelos terroristas", declarou via Twitter, sem fornecer mais detalhes. 

As forças especiais quenianas seguem combatendo milicianos islamitas entrincheirados em um centro comercial de Nairóbi, no quatro dia de confrontos que deixaram mais de 60 mortos. Por volta das 9h30min locais (3h30min de Brasília) foram ouvidos disparos de armas automáticas que duraram cinco minutos. 

O ministério do Interior havia afirmado na segunda-feira que o centro comercial, tomado pelos islamitas desde sábado, estava sob controle, mas fontes de segurança informaram que "um ou dois" milicianos permaneciam entrincheirados. 

Além disso, em uma mensagem divulgada no Twitter o grupo somali shebab, que reivindicou o atentado, informou que ainda detinha reféns dentro do shopping. "Os reféns detidos pelos mujahedines no interior do (shopping) Westgate ainda estão vivos, comovidos, mas vivos", escreveram nesta terça-feira os membros das milícias shebab, afiliados à Al-Qaeda, em sua conta no Twitter.

Segundo as autoridades quenianas, três dos criminosos morreram na terça-feira. O balanço provisório dos confrontos é de 62 mortos e um número indeterminado de desaparecidos, assim como de 200 feridos. Um membro das forças especiais quenianas que participou dos combates explicou a dificuldade da intervenção, já que os criminosos se escondiam nas lojas do centro comercial, que estava isolado para impedir o acesso, inclusive aos jornalistas.

Americanos e britânica participaram de ataque

Dois ou três jovens americanos e uma mulher britânica figuram entre os terroristas que atacaram o shopping Westgate de Nairóbi, revelou nessa segunda-feira a ministra das Relações Exteriores do Quênia, Amina Mohamed, em entrevista à TV americana PSB.

Segundo Amina Mohamed, que está em Nova Iorque para a Assembleia Geral da ONU, o comando ligado à milícia islâmica somali "Shebab" tinha entre seus membros jovens americanos e uma britânica. "Com base nas informações de que dispomos, havia dois ou três americanos e também ouvi falar de uma britânica" no comando islâmico que atacou o shopping no início da tarde de sábado.

Amina Mohamed destacou que a mulher britânica já havia cometido atos terroristas similares "em várias ocasiões", e que os americanos são "homens jovens, com entre 18 e 19 anos (...) de origem somali ou árabe e que viviam nos Estados Unidos, em Minnesota e em um outro local". "Basicamente, isto destaca a natureza global desta guerra em que lutamos (...) e nos diz que, como governos, devemos fazer melhor". "Se eles podem cooperar a este nível, se podem coordenar sua maldade a este nível, os governos do mundo precisam cooperar ainda mais (...) para garantir que tenhamos a dianteira".

"Esta é uma forma totalmente nova de se fazer as coisas para eles e acredito que acabamos de ver quanto dano podem causar", concluiu Amina Mohamed.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário