terça-feira, 10 de setembro de 2013

Polícia apreende meia tonelada de maconha em área indígena no Oeste de Santa Catarina

Maconha estava em um carro supostamente abandonado, mas polícia investiga autoria

Polícia apreende meia tonelada de maconha em área indígena no Oeste de Santa Catarina Polícia Civil/Divulgação
Droga foi recolhida pelas Polícias Civil e MilitarFoto: Polícia Civil / Divulgação

Não é de hoje que o álcool está presente em reservas indígenas. Inclusive, em Santa Catarina. Mas agora um fato chama a atenção, não tanto pelo pioneirismo, mas pela quantidade de droga apreendida: 500 quilos de maconha foram encontrados na aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina.

Os tijolos foram localizados pelas Polícias Civil e Militar, na tarde de segunda-feira, em veículo abandonado. A droga foi encontrada depois de uma denúncia feita à Delegacia de Polícia de Ipuaçu. A informação dava conta de que um veículo havia sido encontrado abandonado e com grande quantidade de maconha. 

No automóvel Renault/Megane, placas MIQ-3668, de Florianópolis, estavam 670 tabletes. Na conversa com os índios que moram na região policiais foram informados que o veículo estava no local desde o início do dia. O carro e a droga foram levados para a DP de Abelardo Luz, onde foi realizada perícia pelo IGP.

O delegado João Luiz Miotto, da Delegacia de Fronteira de Abelardo Luz, disse que apreensão foi a maior registrada no município. Conforme o delegado, a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os fatos e identificar a procedência e o destino da droga, bem como o proprietário do veículo.

A reserva indígena, onde vivem famílias de Kaingang e Guarani, é a maior de Santa Catarina. Por enquanto não é possível dizer se existe responsabilidade dos índios, mas a presença do carro dentro da área mostra que o local pode estar sendo usado por traficantes.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário