terça-feira, 17 de setembro de 2013

Navio Costa Concordia volta a flutuar na Itália

Vinte meses depois ter encalhado após naufrágio na Itália, equipe de engenheiros conseguiu desvirar o cruzeiro
Navio Costa Concordia volta a flutuar na Itália Andreas Solaro/AFP
32 pessoas morreram após o choque do cruzeiro contra pedras em janeiro de 2012Foto: Andreas Solaro / AFP

A megaoperação para reerguer o cruzeiro Costa Concordia, em frente ao litoral da ilha italiana de Giglio, foi concluída, segundo as equipes responsáveis pelo projeto.

O trabalho acabou às 2h locais (23h de segunda-feira, pelo horário de Brasília), informaram as autoridades.

Leia mais:

— A operação foi concluída. O navio já está, como o previsto, na posição vertical — anunciou Franco Gabrielli, chefe da Defesa Civil italiana.

Inicialmente, chegou-se a projetar o fim dos trabalhos somente pela manhã. O navio encalhou em 13 de janeiro de 2012 a poucos metros da ilha de Giglio. A embarcação é um gigante de 17 andares e 290 metros de comprimento — maior e com quase o dobro do peso do famoso Titanic, que afundou em abril de 1912, no Oceano Atlântico. Centenas de engenheiros e técnicos trabalharam nesse projeto há mais de um ano para poder puxar a embarcação de 114,5 mil toneladas.

Galeria de fotos


O naufrágio do cruzeiro deixou 32 mortos, dois dos quais nunca foram encontrados, do total de 4.229 pessoas entre passageiros e tripulantes que se encontravam a bordo. A embarcação, tombada sobre seu casco direito, foi estabilizada com centenas de sacos de concreto que mergulhadores colocaram no fundo do mar e com um chão falso.


Saiba como foi a operação


AFP
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário