domingo, 22 de setembro de 2013

Inter perde para Portuguesa e torcida pede saída de Dunga

Colorado teve um expulso no início do segundo tempo e levou 1 a 0 em jogo sonolento


   Inter jogou pouco e perdeu para a Portuguesa
   Crédito: Fabiano do Amaral

A Portuguesa estragou qualquer chance do Inter de encostar no G-4 e aumentou a crise no vestiário colorado. Com a derrota por 1 a 0 para a Lusa na tarde deste domingo, o grupo do técnico Dunga saiu vaiado do campo do estádio do Vale. Em um jogo sonolento pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, com Índio expulso no início do segundo tempo, o time criou pouco e sofreu um gol no final da partida.

Apesar do resultado ruim, o Inter continua momentaneamente na quinta posição da tabela, com 34 pontos. No entanto, perdeu a chance de se aproximar do G-4. A Portuguesa está em 13º lugar, com 28 pontos. Agora, a equipe dá um tempo no Brasileirão e foca na Copa do Brasil. O Colorado encara o Atlético-PR em casa, nesta quinta-feira, às 21h.

Início com pouca criatividade

O primeiro tempo demorou para ganhar emoção no estádio do Vale.  O jogo iniciou muito truncado, com os dois times disputando o domínio do meio-campo ou buscando a ligação direta com o ataque. A falta de criatividade predominou nos primeiro 20 minutos e as chances de gol foram raras. 

O Inter forçou a marcação no meio, mas os jogadores erravam muitos passes e não conseguiam construir no setor ofensivo. Aos quatro minutos, o primeiro susto da partida. Rogério levantou a bola e Henrique desviou sem jeito, para fora. 

Aos 14, a Lusa chegou novamente ao ataque com cobrança de falta. Souza ergueu na área e a bola passou por todos. Muriel teve dificuldade na jogada seguinte. Após cobrança de escanteio, Juan testou para trás, após dividida pelo alto, e quase fez gol contra. O goleiro colorado pulou no ângulo para espalmar. 

A primeira boa conclusão do Inter ocorreu somente aos 28 minutos. Numa bela jogada individual, Caio fez fila no lado direito, invadiu a área e soltou uma bomba cruzada. O Gledson espalmou. No minuto seguinte, Souza bateu com força do meio da rua e Muriel defendeu em dois tempos. Depois, Índio deu um susto nos colorados ao atravessar a bola na defesa. Bruno Henrique interceptou o passe e quase marcou. 

O Colorado acordou na parte final do primeiro tempo e chegou a promover uma pequena pressão sobre a Lusa. Aos 35, Juan aparou escanteio de cabeça e colocou no canto, muito próximo ao poste. Na sequência, Josimar concluiu com efeito, mas Gledson se esticou e jogou para escanteio. Na cobrança do tiro de canto, Juan testou novamente para o gol. Desta vez, Luis Ricardo salvou com um chute quase em cima da linha.

Dunga muda e Índio é expulso no segundo tempo

Dunga mudou o time para o segundo tempo. O treinador colocou o atacante Ignácio Scocco no lugar do volante Airton e a equipe passou a jogar no 4-3-3. Mas a modificação não durou muito tempo. Aos quatro minutos, o zagueiro Índio deu uma cotovelada no adversário próximo ao círculo central. O árbitro levantou o vermelho direto. 

Mesmo com a expulsão do veterano, Dunga não desfez a postura ofensiva do time. Ele recuou Josimar para a zaga e improvisou Alex como volante. Caio e Scocco puxavam as jogadas no ataque pelos lados. Apesar de ficar com um a menos, o Inter pressionou e ficou perto de marcar. 

Aos sete minutos, Scocco ajeitou bonito na esquerda e bateu no canto. Mas o arqueiro do time paulista evitou o gol. Aos 16, Alex pegou rebote de escanteio e finalizou por cima. O Colorado continuou em cima Aos 17, Scocco cobrou falta com efeito, a zaga da Lusa se atrapalhou e Gledson pegou no reflexo. 

Aos 20 minutos, a bola bateu no braço do zagueiro Valdomiro e o Inter reclamou pênalti. Na jogada, Juan testou dentro da área, mas a pelota foi desviada pelo defensor. O juiz mandou seguir. 

Portuguesa pressiona e faz 1 a 0

O Colorado cansou e diminuiu a força ofensiva. O técnico Guto Ferreira percebeu que o time da casa deixava espaços na defesa e mudou a equipe. O jogo virou e a Portuguesa passou a controlar o duelo. Dunga colocou o zagueiro Alan, tirou Caio e fez com que o Inter ficasse mais recuado. 

Aos 24, Diogo bateu forte de longe e Muriel foi no canto para evitar o gol. Depois, o atacante pegou novamente de longe e a bola não entrou por causa da trave. A Portuguesa colocou o time vermelho na roda e o gol era só questão de tempo. Com 39 minutos, Luis Ricardo foi à linha de fundo e cruzou na cabeça de Wanderson, cujo trabalho foi testar para o fundo das redes. 

O gol deixou a torcida irritada, que passou a gritar "Adeus, Dunga". Como o Inter não reagia e ficou envolvido pelo oponente, os torcedores começaram a gritar, de forma irônica, "olé" para os lances ofensivos da Portuguesa.

Campeonato Brasileiro – 23ª rodada

Inter 0
Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Fabrício; Airton (Scocco), Josimar, Alex e D’Alessandro; Caio (Alan) e Damião. Técnico: Dunga.

Portuguesa 1
Gledson; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Moisés (Cañete), Souza (Wanderson) e Bruno Henrique; Diogo e Henrique (Bergson). Técnico: Guto Ferreira.

Gol: Wanderson (39min/2ºT).
Cartões amarelos: Airton, Índio, Juan, Caio, D'Alessandro (I); Moisés Moura, Henrique, Ferdinando (P).
Cartão vermelho: Índio (I).

Local: estádio do Vale.
Árbitro: Marcos da Penha (ES).

Fonte: Laion Espíndula / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário