quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Grêmio controla o Náutico e vence por 2 a 0 na Arena Pernambuco

Tricolor vence a sétima partida em oito jogos e persegue a liderança do Brasileirão

   De pênalti, Barcos abriu o placar para o Grêmio
   Crédito: Aldo Carneiro / Folhapress / CP

A caça ao topo continua, pois o Grêmio somou mais três pontos na quarta-feira, após bater o Náutico por 2 a 0, na Arena Pernambuco, pela 20ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o time de Renato manteve a terceira colocação, agora com 37 pontos. Fora de casa os comandados de Renato Portaluppi cozinharam o jogo até Barcos abrir o placar aos 25, cobrando pênalti. No segundo tempo, Paulinho ampliou com um golaço de fora da área, para não dar chance para o azar. 

Após a sétima vitória nos últimos oito jogos, o Grêmio recebe o Atlético-MG no domingo que vem, tentando avançar sobre os líderes, Cruzeiro e Botafogo. O Náutico segue afundado na lanterna com apenas nove pontos e tentará reduzir o prejuízo em jogo atrasado contra o Santos.

Tricolor espera o Náutico para dar golpe certeiro


O primeiro tempo começou com o Náutico tomando a iniciativa e até impondo pressão à defesa do Grêmio. A marcação estava encaixada, no entanto e, apesar de demorar para adiantar o time, o Tricolor Gaúcho preparava a armadilha para os donos da casa.

Apesar de tentar cruzamentos para a área gremista, o Timbu pouco ameaçou a meta de Dida. O goleirão teve apenas dificuldade para fazer uma defesa em dois tempos, ainda na primeira metade dos 45 minutos iniciais. Especulando nos contra-ataques, principalmente na velocidade do garoto Wendell e de Pará, o Grêmio começou a achar as brechas na marcação ruim do Náutico. Aos 20 minutos, Wendell perdeu grande chance ao fazer tabela com Zé Roberto. Saiu de cara para o gol, mas tropeçou e não conseguiu chutar.

Aos 25, porém, o Náutico fez água. Pará lançou grande bola na área, Zé Roberto escorou para Kleber e o atacante foi derrubado por Leandro Amaro. Pênalti para o Grêmio. Barcos cobrou no canto esquerdo, com perfeição. O goleiro Gideão foi para o lado certo, mas não alcançou.

O maior susto do Grêmio veio aos 29 minutos. Olivera aproveitou falha de Dida ao sair do gol e cutucou para as redes. O gol, contudo, foi invalidado por impedimento do atacante. O Tricolor deu a resposta aos 35 minutos. Pará conseguiu bom passe para Barcos, ele girou na marcação, invadiu a área e chutou sobre a goleira. Elicarlos ainda tentou empatar para o Timbu com um chute de fora da área, mas Dida pegou em dois tempos.

Tricolor controla e Wendell se destaca


Após o intervalo, o Grêmio voltou com o mesmo time e buscou controlar o ritmo da partida. Apesar do resultado magro, o Tricolor buscou segurança na marcação e pouco especulou no ataque. Quem teve um momento de brilho foi o garoto Wendell, aos 8 minutos. Ele deu um chapéu em marcador adversário e rolou bola para Ramiro. O volante chutou forte no canto esquerdo, para defesa de Gideão. 

Mais adiante, o lateral-esquerdo disparou em velocidade e driblou três jogadores do Timbu antes de cavar um lateral. O Náutico levou perigo aos 19 minutos. Em cruzamento na área, a zaga demorou a tirar e sobrou para Rodholfo dar o pontapé para a frente, evitando ameaça de gol. O zagueirão limpou a área de novo aos 27: Hugo escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para o corte de Rhodolfo.

Maxi Rodrigues entra bem e dá passe para golaço


Aos 29 minutos um dos lances mais bonitos do jogo acabou parado na base da porrada. Maxi Rodrigues, que entrou no lugar de Kleber, deu duas janelinhas em Jean Rolt e acabou tomando uma botinada do zagueiro, que recebeu amarelo pela obra. Na cobrança de Zé Roberto, Souza desviou de leve com o pé e Gideão espalmou à queima roupa. No rebote, Rhodolfo chutou sem goleiro, mas Leandro Amaro conseguiu desviar para escanteio.

A passividade do Náutico permitiu ao Grêmio ampliar aos 35 minutos: Paulinho substituiu o excelente Wendell e também brilhou. Maxi Rodrigues conseguiu lindo passe de costas, com um voleio e o companheiro aparou de sem pulo, na veia. A bola ainda raspou no zagueiro antes de estufar as redes. O Náutico ainda ensaiou uma ameaça à meta de Dida no fim, mas um chute de longe de Morales e um cabeceio de Maikon Leite foram de barradas pelo goleiro.

Brasileirão - 20ª rodada


Náutico 0
Gideão, Auremir (Morales), Jean Rolt, Leandro Amaro e Dadá; Elicarlos, Derley, Helder (Martinez) e Tiago Real (Maikon Leite); Hugo e Olivera. Técnico: Levi Gomes.

Grêmio 2

Dida; Gabriel, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza (Saimon), Ramiro, Zé Roberto e Wendell (Paulinho); Kleber (Maxi Rodrigues) e Barcos. Técnico: Renato Gaúcho.

Gols: Barcos (25min/1ºT) e Paulinho (35min/2ºT)
Cartões amarelos: Jean Rolt e Leandro Amaro (N); Kleber e Ramiro (G)
Arbitragem: Francisco de Assis Almeida Filho (CE), com Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Arnaldo Rodrigues de Souza (CE).
Local: Arena Pernambuco, Recife (PE)

Fonte: Bernardo Bercht / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário