sábado, 21 de setembro de 2013

Chuva forte em setembro deixa produtores de trigo do RS em alerta

Umidade em excesso pode prejudicar o enchimento dos grãos.
Muitos agricultores do estado já registraram perdas com a geada.


   Foto: Reprodução

A chuva forte em parte do Rio Grande do Sul deixa em alerta os produtores de trigo. A umidade em excesso pode prejudicar o florescimento da planta e o enchimento dos grãos. Muitos agricultores já registram perdas com a geada.

Na Região das Missões, a quebra na safra chega a 10%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com a planta em um estágio decisivo para um boa safra, produtores podem ter perdas ainda maiores do que as que foram registradas com a geada se a previsão da meteorologia se confirmar.

Em uma das propriedades em que o trigo é a principal cultura de inverno, a produtividade vai diminuir nos 300 hectares de lavoura. “A gente começou a plantação esperando entre 50 e 60 sacas por hectare, mas já não vai dar isso em todas as áreas”, diz o produtor rural Cláudio Diel.

“São os produtores tradicionais de trigo que hoje estão plantando esta cultura, que acreditam no grão. Isso traria prejuízos bem elevados para o agricultor e, em consequência, para nossa região e nosso estado”, avalia o técnico agrícola da Emater Diomar Formenton.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário