sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bombeiros de Porto Alegre interditam 19 piquetes do Acampamento Farroupilha

Medida foi tomada devido a problemas relacionados à prevenção contra incêndios nos galpões


Bombeiros de Porto Alegre interditam 19 piquetes do Acampamento Farroupilha Anderson Fetter/Agência RBS
Para reabertura dos galpões, terá de ser solicitada nova vistoriaFoto: Anderson Fetter / Agência RBS

Após uma vistoria do Corpo de Bombeiros no Acampamento Farroupilha, na quinta-feira, 19 piquetes foram interditados por não cumprirem regras de prevenção contra incêndios. Na segunda-feira, a corporação havia constatado que 285 dos 382 galpões (quase 75%) apresentavam problemas — a organização recebeu uma notificação e foi dado um prazo para readequação.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, tenente-coronel Adriano Krukoski, as principais irregularidades estão ligadas à falta extintores e luzes de emergência, fios desencapados, botijões de gás mal acondicionados e mangueiras vencidas. Krukoski afirma que, para os piquetes voltarem a funcionar, terão de fazer as melhorias antes de solicitar uma nova vistoria na prefeitura do parque. Se estiverem regularizados, é autorizada a reabertura.

No Piquete João Vitorino, um dos 19 que tiveram de fechar as portas, o patrão Paulo Juarez Vicente conta que o motivo da interdição foram emendas em fios de energia elétrica. Na vistoria feita na segunda-feira, os bombeiros haviam apontado que o botijão de gás não poderia ficar dentro do galpão, problema que foi corrigido. Agora, até ser feita a readequação e nova vistoria, um rapaz ficará cuidando dos pertences dos integrantes do lado de fora da construção.

— Tive de ligar para meus amigos e desmarcar o churrasco — conta Vicente, que é advogado. — Vou trazer um eletricista e pedir uma ordem para nova inspeção — acrescenta.

Conforme a organização do evento, os piqueteiros passaram por treinamento e têm de cumprir regras de convívio, que inclui segurança. Cada piqueteiro é responsável pelo seu galpão. O Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) foi aprovado na sexta-feira passada, e esta é a primeira edição que conta com uma Brigada de Incêndio.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário