quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Santo Augusto: Realizada com sucesso a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura da AMUCELEIRO

   Mesa Oficial com Autoridades

Santo Augusto sediou a 2ª Conferência Intermunicipal de Cultura, que reuniu os municípios que compõe a AMUCELEIRO, representantes de diferentes vertentes artísticas, poder público e sociedade civil para discutir as principais necessidades na área da cultura. A Conferência Intermunicipal, foi realizada no auditório de Instituto Federal Farroupilha Campus Santo Augusto, no dia 09 de agosto de 2013, sendo aberta pelo prefeito municipal José Luiz Andrighetto e coordenada pela presidente do Conselho dos Dirigentes Culturais da AMUCELEIRO e diretora de cultura de Santo Augusto profª Dione Dagmar Sperotto.

O evento contou com a participação efetiva do assessor técnico da área da Cultura da Famurs, José Carlos Martins que falou sobre a importância da cultura para o desenvolvimento regional, também o assessor de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura André Kryszczun apresentando os programas da SEDAC. O tema central da Conferência “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Nacional de Cultura” foi abordado pela Representante do Ministério da Cultura da regional sul e assessora do PRONAC Clara Zitkoski.

A Consultora da UNESCO Carla Pinheiro falou sobre os eixos temáticos definidos pelo Ministério da Cultura e na parte da tarde aconteceu o estudo de cada eixo e a definição de proposições apresentadas pela sociedade civil e poder público. Os trabalhos dos grupos foram muito proveitosos e se tornaram um momento privilegiado para elencar os anseios na área cultural para a região.

O evento foi abrilhantado pelas apresentações artísticas da Primeira Prenda Regional Marina Mattioni, pelo grupo Tchêatral do Instituto Federal Farroupilha coordenado pela professora Adriana Kemp e pela apresentação da E.E.Especial Bem Me Quer de uma dança de Tango interpretada pelo aluno Mauríco Mocelin e Lurdes Montagner.

A Conferência é uma preparação e garantia da participação de Santo Augusto e região na Conferência Estadual de Cultura, e também para a 3ª Conferência Nacional de Cultura que será realizada nos dia 26 a 29 de novembro em Brasília, momento em que os delegados eleitos irão defender as proposições elencadas em cada grupo de trabalho.

Fonte: Celso Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário