quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Polícia investiga morte de menino por suposto envenenamento

Criança de 8 anos teria ingerido bala de chumbinho em escola de Barão do Triunfo


A Polícia Civil de Barão do Triunfo, na região Metropolitana de Porto Alegre, investiga o caso de um menino de oito anos que morreu após a ingestão de um produto semelhante a uma bala de chumbinho, substância que é irregularmente utilizada como raticida. O garoto faleceu na tarde da última segunda-feira no Hospital Conceição, na Capital. 

Conforme o titular da Delegacia de Polícia de Arroio dos Ratos, que também responde por Barão do Triunfo, delegado Pedro Urdangarin, um homem de 33 anos teria encontrado uma sacola plástica com frascos do produto. “Eram pequenos frascos com um granulado de cor escura, tipo confeito de bolo, com aroma de chocolate e baunilha. Ele levou pra casa e deu para o filho consumir. O menino levou para a escola e distribuiu para os colegas”, contou.

Entretanto, na última segunda-feira, um dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Dona Leopoldina, na localidade de Cerro dos Abreus, no interior de Barão do Triunfo, passou mal. “Ele começou a sentir convulsões. Imediatamente levaram ele para o Hospital Conceição. À tarde, ele veio a óbito”, relatou o delegado Pedro Urdangarin.

A Polícia Civil ainda aguarda o resultado do laudo do Departamento Médico Legal (DML) para saber que substância causou a morte do menino. A principal hipótese é o óbito ocorreu por envenenamento. “Nós estamos ouvindo pessoas. Estou ouvindo professoras, que contaram que por alguns dias as crianças estavam ingerindo aquele produto, que parecia bala. Eu acredito que é veneno. Mas vou esperar que o DML me devolva o resultado dos exames”, afirmou.

De acordo com o delegado, não houve outros casos de intoxicação até esta quinta-feira. Após saber da morte do menino, o pai do colega da vítima teria ingerido o produto misturado a bebidas alcoólicas. “Ele talvez se sentiu culpado, ingeriu também, e agora está internado no Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre”, relatou Urdangarin. 

Ainda não há previsão de quando o homem prestará depoimento à Polícia Civil. Apesar disso, o delegado confirma que haverá indiciamento por homicídio culposo. “Ele levou a substância pra casa, não teve os cuidados, não sabia do que se tratava”, justificou.

A bala de chumbinho não possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e em nenhum outro órgão de governo. Segundo a Anvisa, os sintomas típicos de intoxicação pelo produto são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de uma hora após a ingestão, incluindo náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, tremores, taquicardia, entre outros. 

Fonte: Rafaella Fraga / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário