quinta-feira, 8 de agosto de 2013

PF deflagra operação para combater desvio de recursos públicos

Quadrilha é suspeita de desviar R$ 6,6 milhões de instituto federal no Paraná

 Operação Sinapse desarticulou quadrilha especializada em desviar recursos públicos destinados à educação técnica
 Crédito: PF / Divulgação / CP

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, em conjunto com a Controladoria Geral da União, a operação Sinapse para combater uma quadrilha especializada em desviar recursos públicos destinados à educação técnica do Paraná. O grupo é suspeito de desviar cerca de R$ 6,6 milhões pelo setor de ensino à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná (IFPR). 

Cerca de 200 policiais federais devem cumprir 18 mandados de prisão, três deles contra funcionários públicos do instituto, 10 mandados de condução coercitiva, e 43 de busca e apreensão. Além disso, dois servidores do IFPR devem ser afastados de suas funções. A ação ocorre nas cidades de Curitiba e Cascavel, no Paraná, e em São Carlos e Sorocaba, em São Paulo.

As investigações começaram em março de 2012 e apontam que a quadrilha desviava dinheiro proveniente principalmente do Ministério da Educação desde 2009. A quadrilha atuava por meio de termos de parceria firmados entre o IFPR e duas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Projetos para cursos à distância do Instituto eram superfaturados e serviços previstos em contrato não eram prestados. Ainda nesse período, a quadrilha conseguiu que alguns de seus integrantes fossem aprovados em concursos públicos para o IFPR de forma fraudulenta.

Para mascarar os crimes, o grupo falsificava contratos e prestações de contas, além de pagar propina a funcionários da autarquia federal e integrantes das OSCIPs. Os integrantes da quadrilha podem responder pelos crimes de formação de quadrilha, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, estelionato e crimes da lei de licitações.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário