sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Morre idosa que foi para UTI após cair de maca em hospital de Novo Hamburgo

Advogada diz que família entrará com ação na Justiça.
Adolpha Maria de Oliveira estava internada, caiu de maca e piorou.


Morreu nesta sexta-feira (2) a idosa de 82 anos que estava internada há 12 dias no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada pela família e pela advogada Simone Alves de Castro no começo da manhã. A mulher havia procurado atendimento no dia 22 de julho por problemas cardíacos quando caiu da maca e sofreu um ferimento na cabeça. O G1 procurou a instituição, que até as 8h não havia se manifestado sobre o assunto.

Conforme o hospital, somente a assessoria de comunicação da prefeitura municipal pode passar informações. Porém, até o horário, a equipe também não havia sido comunicada sobre a morte e suas causas.

Na terça-feira (30), a advogada relatou ao G1 que o estado de saúde de Adolpha havia piorado. A idosa seria submetida a um procedimento cirúrgico de emergência e corria risco de vida. Já o hospital informava, no mesmo dia, que a paciente apresentava quadro estável.

A família vai entrar com uma ação na Justiça. "Tínhamos esperança de que ela sairia dessa, mas aconteceu o pior. A partir de agora vamos analisar como proceder com relação à família", disse a advogada. "Mas vamos entrar com uma ação contra o hospital nos próximos dias", completou.

Idosa foi internada na UTI de hospital após cair de maca (Foto: Reprodução/RBS TV)
   Idosa foi internada na UTI de hospital após cair
   de maca (Foto: Reprodução/RBS TV)

De acordo com Simone, o hospital informou aos familiares que Adolpha morreu em decorrência de uma parada cardíaca. Os médicos disseram que tentaram reanimar a paciente durante 20 minutos, sem sucesso. A equipe médica também informou aos parentes que o corpo pode ser submetido a uma autopsia para levantar se a morte teve outras causas.

A família registrou queixa na polícia após a queda da maca. Familiares e o médico que a encontrou caída prestaram depoimento. Solange Beatriz de Oliveira, filha da idosa, reclamou que a mãe estava sozinha no momento do acidente e deitada em uma maca sem proteção dos lados.

Ainda na semana passada, o hospital abriu uma sindicância para apurar o fato. "A sindicância que apura o ocorrido está em andamento. A equipe assistencial e a família da paciente já foram ouvidas", dizia a nota divulgada.

A assessoria da prefeitura do município informou, também na semana passada, que a maca utilizada também será analisada na sindicância. Nas últimas semanas, segundo a prefeitura, a casa de saúde adquiriu 28 novas macas com grade de proteção.

Fonte: Do G1 RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário