segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Grêmio acorda no segundo tempo e goleia o Bahia na Fonte Nova

Tricolor criou pouco, mas aproveitou as chances para definir vitória por 3 a 0

   Grêmio acorda no segundo tempo e goleia o Bahia na Fonte Nova (Crédito: Felipe Oliveira/Folhapress/CP)

O Grêmio voltou a mudar o esquema, defendeu muito e atacou pouco, mas com grande aproveitamento das chances de gol definiu a vitória por 3 a 0 contra o Bahia, no domingo na Arena Fonte Nova. O paraguaio Riveros abriu o placar se atirando em um rebote e a estrela de Maxi Rodriguez brilhou ao entrar em campo e ampliar em lance individual. Por fim, Matheus Biteco escapou no contra-ataque, serviu o irmão Guilherme Biteco para dar números finais ao jogo, tudo no segundo tempo.

A vitória leva o Grêmio aos 19 pontos, no sétimo lugar do Brasileirão encostado no grupo que tem vaga na Libertadores. O Bahia vê sua arrancada inicial no campeonato travada, com os mesmos 19 pontos, mas em nono pelos critérios de desempate. Na próxima quarta-feira, o adversário de Renato e companhia será o Cruzeiro, na Arena.

O Tricolor Gaúcho assumiu uma postura defensiva, respondendo ao esquema montado pelo técnico Renato Portaluppi. Com apenas um atacante e seis homens de marcação, não conseguiu dar um chute a gol sequer no primeiro tempo. O ferrolho, apesar de evitar alguma pressão do Bahia, não evitou eventuais perigos na área, principalmente na bola aérea com Fernandão.

Bahia pressiona desde os primeiros minutos


O primeiro susto veio nos instantes iniciais da partida. Marquinhos foi lançado livre na área, superou na velocidade a zaga e chutou cruzado, mas mandou longe da meta. Aos 4, Fernandão recebeu na entrada da área e arriscou de longe, mas Dida catou firme, bem posicionado. 

Sem ser ameaçado, o Bahia tocou bola com tranquilidade e voltou a levar perigo aos 10 minutos, em cobrança de escanteio. Fernandão subiu na área, melhor que toda a zaga tricolor, e carimbou a trave de Dida com belo cabeceio. No contragolpe, Riveros tocou para Barcos, mas com muita marcação ele trombou, tropeçou, quase conseguiu o chute, mas a defesa afastou.

Para compilar algum chute do Grêmio na estatística, apenas uma falta cobrada por Elano poderia entrar como número. No entanto, ele chutou da intermediária, com cara de cruzamento e, apesar da bola complicada, Marcelo Lomba estava bem colocado e pegou firme. O tricolor seguiu sem funcionar ofensivamente, mas o ímpeto do Bahia também esfriou.

Perigo voltou a rondar a área aos 31 minutos. Neto encontrou Marquinhos na direita e este cruzou para Fernandão na pequena área. A bola passou rasante e, com Dida batido, Fernandão furou o cabeceio que poderia dar o gol aos donos da casa. Rhodolfo ainda teve que salvar a cidadela tricolor aos 34 minutos. Após falha dupla de passe de zagueiros do Grêmio, a bola chegou para Marquinhos na área. Ele chutou cruzado e o zagueiro tirou em cima da linha. 

Tricolor aguenta a pressão e avança no segundo tempo


O Grêmio manteve a formação no segundo tempo e logo foi alvo de uma avalanche ofensiva do Bahia. O Tricolor, contudo, conseguiu aguentar a pressão nos primeiros 10 minutos, principalmente na bola aérea e mudou de postura a seguir. Uma nova partida começou quando os comandados de Renato adiantaram a marcação, apesar de seguirem com extrema dificuldade ofensiva.

Ainda assim, as chances começaram a aparecer. Aos 13 minutos, Rhodolfo lançou contragolpe de longe, Barcos fez belo cortaluz, mas a zaga estava atenta e evitou a entrada de Elano pela direita da área. Aos 16 minutos, Elano recebeu na entrada da área, rolou para Barcos com carinho, mas o centroavante se atrapalhou e perdeu a chance de concluir a gol.

Riveros abre o placar e time desencanta


As duas primeiras conclusões a gol do Grêmio, porém, foram essenciais para o resultado. Aos 22 minutos, o Grêmio puxou contragolpe e Alex Telles encontrou Elano na área. Ele concluiu no travessão, mas no rebote Riveros entrou na corrida e se atirou na bola. Ainda foi atingido pelo pé do zagueiro na cabeça, antes de mandar com a nuca para o fundo das redes e abrir 1 a 0. Nocauteado, Riveros foi substituído por Guilherme Biteco.

Logo depois, o Bahia ficou com a vida mais complicada. Titi foi expulso após atingir Elano no rosto e Renato botou mais velocidade em campo. Maxi Rodriguez entrou no jogo no lugar do próprio Elano e teve estrela. Aos 32 minutos, o uruguaio driblou dois marcadores e chutou forte. A bola desviou na zaga, bateu no poste esquerdo e entrou chorada para o 2 a 0 inesperado e batalhado do Tricolor Gaúcho.

Com vantagem no placar e um homem a mais em campo, o Grêmio passou a controlar o jogo. O Bahia pouca reação conseguiu esboçar e, com Matheus Biteco no lugar de Ramiro, o time ganhou fôlego para segurar o ótimo resultado na Fonte Nova. Ainda dava tempo de uma jogada em família do Tricolor. Matheus Biteco escapou em velocidade pelo meio e lançou Guilherme Biteco na área. Ele olhou para o gol e chutou cruzado de chapa, no canto direito e sem chances para Marcelo Lomba. Estava definida a goleada.

Brasileirão - 13ª rodada


Bahia 0
Marcelo Lomba; Neto (Diones), Rafael Donato, Titi e Raul; Rafael Miranda, Fahel, Helder e Marquinhos; Wallyson (Anderson Talisca) e Fernandão. Técnico: Cristovão Borges.

Grêmio 3
Dida, Werley, Rhodolfo e Bressan. Moises, Adriano, Riveros (Guilherme Biteco), Ramiro (Matheus Biteco), Elano (Maxi Rodriguez) e Alex Telles; Barcos.Técnico: Renato Gaúcho.

Arbitragem: Wágner Reway (MT), com Lorival Candido das Flores (RN) e Flavio Gomes Barroca (RN).
Gols: Riveros (22min/2ºT), Maxi Rodriguez (32min/2ºT) e Guilherme Biteco (44min/2ºT).
Cartões amarelos: Riveros e Ramiro (G); Hélder (B)
Cartões Vermelhos: Titi (B)
Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)

Fonte: Bernardo Bercht/Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário