domingo, 25 de agosto de 2013

Famílias são removidas devido às cheias em Porto Alegre e no Vale do Taquari

Defesa Civil alerta para risco de deslizamentos e alagamentos neste fim de semana

Famílias são removidas devido às cheias em Porto Alegre e no Vale do Taquari Jefferson Botega/Agencia RBS
Defesa Civil de Porto Alegre informa que a ação é preventivaFoto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Os primeiros efeitos das fortes chuvas no Estado já começam a ser percebido. Diversas cidades registram alagamentos nesta madrugada: São Sebastião do Caí, Taquari, Montenegro, Parobé, Estrela, Rolante, Taquara, Três Coroas, Igrejinha, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula e Gramado enfrentam problemas. Na Serra, quedas de barreiras bloqueiam rodovias.

No bairro Agronomia, no limite entre a Capital e Viamão, em torno de 40 pessoas foram removidas na noite deste sábado devido ao risco de transbordamento do Arroio Dilúvio.

A Defesa Civil municipal informou que a ação é preventiva. Com as precipitações constantes, há o perigo de que as residências sejam inundadas durante a madrugada caso a vegetação que bloqueia o fluxo da água se rompa. Por motivos de segurança, essas famílias foram abrigadas na Escola Estadual Sílvio Torres.

— Se essa vegetação soltar e a água descer em direção à nascente do arroio, vai atingir cerca de 150 residências. A remoção é para evitar alguma surpresa durante a madrugada — afirma o agente de Defesa Civil Ricardo Selli.

Segundo a Defesa Civil de Porto Alegre, está prevista para as 10h deste domingo o início da limpeza das valas no local, com máquinas da prefeitura.

Nesta madrugada, famílias foram removidas em São Sebastião do Caí, Taquari, Rolante e Parobé. De acordo com o coordenador da Defesa Civil nos vales do Taquari e Rio Pardo, tenente-coronel Vinícius Renner, as cidades de Lajeado, Estrela e Cruzeiro do Sul também terão famílias removidas a partir das 5h. Uma operação de deslocamento já está sendo preparada.

Conforme a Somar Meteorologia, o acúmulo de chuva sobre o Rio Grande do Sul segue neste domingo. As precipitações mais intensas são esperadas para a região de Santa Cruz do Sul, Vale do Caí e Região Metropolitana. Na Capital, o acumulado poderá chegar aos 120mm nos dois dias, correspondendo a quase toda a chuva normal para o mês de agosto.

Fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário