sábado, 31 de agosto de 2013

Contido vazamento em dique que rompeu em Porto Alegre

Água alagou ruas e invadiu casas no bairro Sarandi, na zona Norte

   Contido vazamento em dique que rompeu em Porto Alegre
   Crédito: Tarsila Pereira

A Prefeitura de Porto Alegre conseguiu conter na tarde deste sábado o vazamento no dique que alagou ruas do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. De acordo com o diretor geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, o nível da água vai baixar aos poucos. A drenagem também está sendo feita pela casa de bomba 10, que fica na vila Asa Branca. 

• Veja imagens do alagamento em Porto Alegre

"O volume de água na Asa Branca já diminuiu meio metro", relatou Boelter. A previsão preliminar é de que a drenagem total ocorra em até quatro horas. Segundo Boelter, 30 caminhões carregados com pedras foram usados para criar um muro de contenção no local do vazamento. Também foi construído um muro lateral de cerca de 30 metros para conter a água. Integrantes da Guarda Municipal vão passar a noite monitorando o dique, que passará por avaliação na manhã deste domingo. 

Rompimento de dique

O dique que represa o rio Gravataí se rompeu na madrugada deste sábado e a água invadiu ruas do bairro Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre. Pelo menos 700 moradores das vilas Asa Branca, Elizabeth, Nova Brasília e União foram atingidos pela indundação, de acordo com o secretário de Defesa Civil de Porto Alegre, Ernesto Teixeira. 

Muitas pessoas tiveram que deixar às pressas suas casas e, por conta disso, houve saques em algumas residências abandonadas. A água inundou até o estacionamento da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Os bombeiros auxiliaram na retirada dos desabrigados, especialmente, de crianças, idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. Um grupo de jipeiros – que participaria de um encontro e se reuniu perto do local onde o dique rompeu – também ajudou nos resgates. 

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário