quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Com gols de Souza e Werley, Grêmio faz 2 a 0 no Santos e vai às quartas de final da Copa do Brasil

Gol que definiu a vaga gremista, marcado pelo zagueiro, saiu aos 42 do segundo tempo

Com gols de Souza e Werley, Grêmio faz 2 a 0 no Santos e vai às quartas de final da Copa do Brasil Ricardo Duarte/Agencia RBS
Souza chora ao comemorar o primeiro gol do jogoFoto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

Foi uma noite de êxtase na Arena. Aflita, a torcida precisou esperar quase até o final do jogo para festejar a vitória por 2 a 0, que garantiu vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. Até Renato Portaluppi entrou em campo depois da partida para comemorar.

Em desvantagem, o Grêmio buscou marcar cedo. Com menos de um minuto, Barcos chutou pela primeira vez, sem direção. A marcação era sufocante, executada nas proximidades da área adversária. Na falta de um meia de origem, Kleber fazia o papel de armador, dando a Barcos a chance de ficar dentro da área. Ativo, Pará foi quase um atacante.

Sem espaço para trocar passes, o Santos apelava para os balões como forma de livrar-se do perigo. A cada falta a seu favor, retardava a cobrança para respirar. A torcida, mesmo em quantidade inferior ao esperado, fazia sua parte e vaiava sempre  que a equipe paulista retomava a bola. A seis minutos, Kleber, dentro da área, chutou sobre Alison. Logo depois, Pará tentou por cobertura, sem sucesso.

Aos poucos, contudo, começou a aparecer a qualidade de Montillo e do experiente Cícero. Com velocidade, o argentino assumiu a tarefa de organizar seu time, com passes precisos para Thiago Ribeiro e Gabriel, este ocupando o espaço que Alex Telles deixava aberto quando apoiava.

A Arena silenciou a 19 minutos. Gabriel, em passe de Thiago Ribeiro, conseguiu marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento. Mesmo anulado, o gol acendeu para o Grêmio o sinal de alerta.

A resposta veio em bom chute de Ramiro, de fora da área. E uma sensação de alívio se instalou no estádio quando Montillo sentiu lesão muscular e precisou ser substituído.
 
O Santos voltou a assustar em cabeceio de Léo Cittadini, o substituto de Montillo, em cruzamento de Thiago Ribeiro.

Uma sequência de passes errados no começo do segundo tempo enervou a torcida. O desconfortou aumentou quando Bressan recuou errado e Gabriel quase marcou, depois de driblar Dida.

Renato Portaluppi percebeu que o time precisava de um armador e chamou Maxi Rodriguez. Antes que o uruguaio entrasse, Barcos cruzou e Souza fez 1 a 0, abrindo a perspectiva da classificação.

Forçado a atacar, o Santos permitiu ao Grêmio jogar como gosta, em passes longos para Kleber e Barcos. Mas faltava organização para criar jogadas que levassem perigo. Para complicar, Everton Costa quase acertou um chute cruzado, a 37 minutos, algo que, àquela altura, seria fatal.

O drama acabou a 42 minutos, quando Werley, como um atacante, aproveitou passe de Pará e assegurou a vaga, com o 2 a 0.

COPA DO BRASIL, OITAVAS DE FINAL, 28/8/2013

GRÊMIO (2)
Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan; Pará, Souza, Riveros (Maxi Rodríguez, 18'/2º), Ramiro (Gabriel, 46'/2º) e Alex Telles; Kleber e Barcos (Mamute, 49'/2º).
Técnico: Renato Portaluppi

SANTOS (0)
Aranha; Galhardo, Gustavo Henrique, Durval e Mena; Alison, Renê Júnior (Neto, 33'/2º), Cícero e Montillo (Léo Citadini, 25'/1º); Thiago Ribeiro e Gabriel (Everton Costa, 23'/2º).
Técnico: Claudinei Oliveira

Gols: Souza (G), a 10, e Werley (G), a 42 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Renê Júnior, Gustavo Henrique (S), Souza, Kleber, Maxi Rodríguez (G)
Expulsão: Galhardo (S)
Arbitragem: Felipe Gomes da Silva (PR), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Fabiano da Silva Ramires (ES).
Renda: R$ 967.346,00
Público: 26.960 (25.871 pagantes)
Local: Arena do Grêmio

Fonte: Luís Henrique Benfica | ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário