terça-feira, 16 de julho de 2013

Sobreviventes de acidente aéreo estão em estado grave, em Manaus

Cinco passageiros e um piloto estavam a bordo da aeronave, diz Infraero.
Três vítimas estão em coma induzido e passam por cirurgia em hospital.

Passageiro de avião que explodiu em Manaus chega a hospital (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
   Passageiro de avião que explodiu em Manaus chega a hospital (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

O estado de saúde dos três sobreviventes do acidente aéreo ocorrido na manhã desta terça-feira (16), em Manaus, é considerado grave, segundo informou ao G1 a diretora-geral da unidade, Francisnalva Rodrigues. Seis pessoas, sendo cinco passageiros e um piloto, estavam a bordo no momento do acidente. Três morreram no local.

Fumaça preta surge na região do Aeroporto Eduardo Gomes após a explosão de aeronave (Foto: Divulgação)
   Fumaça preta surge na região do aeroporto após a explosão de aeronave
   (Foto: Divulgação)

De acordo com o segundo boletim médico, divulgado pela Agência de Comunicação do Governo do Amazonas (Agecom), às 15h12, os três pacientes estão em coma induzido e sendo assistidos por equipe multiprofissional, que inclui médico intensivista, cirurgiões, oftalmologista, equipe de enfermagem especializada e fisioterapeuta.

Todos os três pacientes sofreram queimaduras em mais de 60% do corpo. O caso mais grave é o de Edson Oliveira Pavão, de 30 anos, cujas queimaduras atingiram 90% do corpo. Entre as vítimas também está um técnico do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), Adonay Campos, 43, que teve cerca de 60% do corpo queimado. A terceira sobrevivente é Vanessa Guedes Aguiar, de 32 anos, com 65% do corpo queimado. "Todos têm quadro clínico considerado grave", disse a diretora.

Em decorrência da extensão e da gravidade das queimaduras, ainda na tarde desta terça-feira, um cirurgião torácico deverá fazer uma avaliação dos três pacientes, para verificar a extensão das queimaduras em suas vias áreas.

Conforme a nota, uma equipe de 16 profissionais vinculados à Secretaria de Estado da Saúde (Susam) foi mobilizada no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, na manhã desta terça-feira para atuar no tratamento dos três sobreviventes.

Destroços dos avião serão enviados para perícia (Foto: Reprodução/TV Amazonas)
   Destroços dos avião serão enviados para perícia (Foto: Reprodução/TV Amazonas)

Uma aeronave modelo BE-58 caiu durante o procedimento de decolagem na manhã desta terça-feira (16). O acidente aconteceu no Terminal 2, do Aeroporto Eduardo Gomes, Zona Oeste de Manaus. Segundo o setor de comunicação da Infraero, informações fornecidas pela empresa proprietária do avião, a Contrape Construtora e Transportadora Pioneira Ltda, repassaram que seis ocupantes, sendo cinco passageiros e um piloto, estavam a bordo no momento do acidente.

Três pessoas acabaram morrendo no local, enquanto o restante sofreu queimaduras graves. Os feridos foram levados para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto. De acordo com a Infraero, o avião iria para a cidade de Apuí, distante 453 km de Manaus.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) investiga as causas do acidentes. O Aeroporto Eduardo Gomes está aberto normalmente para pousos e decolagens.

Fonte: Andrezza Lifsitch | Do G1 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário