quarta-feira, 10 de julho de 2013

Santo Augusto: SMEC sedia o I Encontro de Formação Continuada do PROINFÂNCIA


O Ministério da Educação – MEC, através da Coordenação de Educação Infantil/COEDI/SEB realizou convênio com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para o desenvolvimento de um Projeto de Assessoramento Técnico-Pedagógico a um grupo de municípios da Região Central, Norte e Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na implementação do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil, o PROINFÂNCIA.

Este Programa foi lançado em 2007 pelo Governo Federal e atualmente está incluído no Plano de Aceleração do Crescimento – PAC 2. Trata-se de uma política pública cujo objetivo é ampliar a oferta de vagas na primeira etapa da Educação Básica, a partir do repasse de recursos federais destinados à construção de prédios para o funcionamento de estabelecimentos de Educação Infantil que atendam crianças de até 6 anos de idade.

Santo Augusto é a cidade sede para formação de professores do PROINFÂNCIA. Por este motivo, na última sexta feira, dia 05 de julho, aconteceu o I Encontro de Formação Pedagógica envolvendo professores e gestores das Escolas do Proinfância e das Secretarias Municipais de Educação da Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Micropolo Santo Augusto, contando com a participação de 11 municípios.

O objetivo principal desta Formação, está em contribuir com o fortalecimento das políticas públicas municipais de Educação Infantil, subsidiando as redes municipais de educação para a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil (Resolução CEB/CNE 05/2009) no cotidiano destes novos espaços educativos para crianças pequenas.

O encontro da sexta-feira aconteceu na FAISA - Faculdades, desde a manhã estendendo-se por todo o dia. Representando o município estiveram participando do encontro a Assessora Educacional da SMEC Lidiane Stival de Abreu, a Diretora do PROINFÂNCIA Maristela de Lima Mattere as professoras da unidade Maiara Antonow e Maira Tonim Hoppen.Ele foi conduzido pelas professoras formadoras Elisangela Pires e Denise Marchand professoras da Rede Municipal de Ensino de Ijuí com apoio de Vladinei Weschenfelder/Psicólogo e Eulália Beschorner Marin - professora/UNIJUI. A supervisão dos trabalhos está sob a responsabilidade da ProfªDrªNoeli Valentina Weschenfeder/Unijui.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santo Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário