terça-feira, 2 de julho de 2013

Santa Rosa: 02 de Julho Dia do Bombeiro

“COM QUALQUER TEMPO, A QUALQUER HORA, EM QUALQUER LUGAR, PREVENIR, PROTEGER E SALVAR”
Corpo de Bombeiros do 2º Sub Grupamento de Combate a Incêndio
   Corpo de Bombeiros do 2º Sub Grupamento de Combate a Incêndio

O Corpo de Bombeiros do 2º Sub Grupamento de Combate a Incêndio, foi criado em 10 de outubro de 1967 e desde então, presta serviços de Prevenção Contra Incêndios, Combate a Incêndios, Busca, Salvamento e Atividades de Defesa Civil. Tem como atual Comandante o Major Luis Augusto Chagas de Freitas. O Corpo de Bombeiros tem como área de ação a abrangência de 10 Municípios da Região, sendo eles: Santa Rosa, Tuparendi, Porto Mauá, Alecrim, Porto Vera Cruz, Porto Lucena, Porto Xavier, Campinas das Missões, Cândido Godoy e Santo Cristo, atendendo pelos fones 193 e 3512 6070.

Para o desenvolvimento de sua operacionalidade no combate a incêndio, buscas e salvamento e atividades de defesa civil, conta com 03 Viaturas Auto Bomba Tanque, com a capacidade de 3 e 4 mil litros d'água para o combate a incêndios e 01 Viatura Auto Escada Mecânica, para salvamento em altura e combate a incêndio, 02 camionetas de Busca e Resgate,  uma embarcação equipada com motor para busca salvamento e resgate, e conta ainda com 03 Viaturas  Administrativas, que atuam na área técnica de prevenções contra  incêndio. 

O Corpo de Bombeiros de Santa Rosa, atualmente é composto por um efetivo de 30 Bombeiros Militares, que também participam de ações comunitárias em apoio a Administração Municipal, destacando-se ainda, na segurança dos eventos realizados  no município.

SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO 26 DE JUNHO A 02 DE JULHO


Neste período as Atividades de Prevenção, são intensificadas com o objetivo de:
- Buscar uma maior conscientização da comunidade, no que diz respeito a prevenção de incêndios e conhecimentos das atividades de bombeiro;
- Propiciar uma reflexão sobre a importância e o valor social da proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, algo que se quer e pode ser avaliado em termos quantitativos, pois inclui aspectos subjetivos e individuais;
- Orientar para o cumprimento da Legislação de Prevenção e Proteção Contra Incêndio;
- Orientar e motivar a comunidade, quanto a necessidade de conhecerem e executarem as ações de Suporte Básico de Vida, nas mais diversas situações.
Com a finalidade de:
- Reduzir a possibilidade de incêndio nas edificações;
- Proteger a vida dos ocupantes das edificações, em caso de incêndio e pânico;
- Reduzir os danos materiais provocados pelos incêndios;
- Minimizar as possibilidades de propagação de incêndios.
 “Tragédias não costumam anunciar a hora em que vão acontecer, há necessidade de desenvolver essa consciência na comunidade, bem como a consciência de que zelar pela segurança pública é dever do Estado, mas sobretudo responsabilidade de todo cidadão.” 

O QUE FAZER DURANTE UM INCÊNDIO COM FOGO NÃO CONTROLÁVEL?

Suponha que você está num local e este começa a pegar fogo. O que fazer? Primeiro de tudo o mais importante: não entre em pânico. Respeite o fogo, mas não perca o controle. Além disso:
1. Haja rapidamente. Procure identificar a saída mais próxima a você e dirija-se a ela. Tenha certeza de que é uma saída, verificando a sinalização acima da porta;
2. Acione o alarme de incêndio;
3. Haverá fumaça tóxica no ar, que pode fazê-lo desmaiar rapidamente. Procure proteger o nariz com uma camisa, pano, ou máscara – se tiver – amarrados firmemente ao rosto. Mantenha-se o mais próximo do chão. Os gases tóxicos tendem a ocupar a parte superior do ambiente.
5. Se for mulher e estiver de salto, tire-o e jogue num canto para não atrapalhar a passagem dos outros em fuga; Se estiver com bolsa, deixe-a no local e vá embora sem ela.
6. Se não conseguir sair rapidamente, procure se molhar o máximo que puder. A camada de água que se formar oferece uma pequena proteção contra o fogo, mas que pode ajudá-lo a aguentar o calor;
7. Tome cuidado para não cair ou causar a queda dos outros, pois pessoas que caem em passagens com grande fluxo de pessoas correm o risco de serem pisoteadas;
9. Não siga as outras pessoas. Siga a sinalização e sua observação do local. Muitas pessoas correm para a primeira porta que vem, outras as seguem achando que estão indo para a saída e impedem as primeiras que se enganaram de voltar pelo mesmo caminho. Este tempo perdido pode fazer diferença entre a vida e a morte;
10. No caso de festas, bares e baladas, procure consumir bebidas alcoólicas até um nível em que você esteja em condições de se mover e deixar o local rapidamente.

02 DE JULHO - DIA DO BOMBEIRO

Dois de julho é marcado no calendário das efemérides como o Dia do Bombeiro. Muito embora, entendamos que o Mito do “Bombeiro Herói” deva ser vencido pelo emprego de ferramentas adequadas e de homens qualificados, pelo seu desprendimento e espírito de solidariedade, a figura do Bombeiro está diretamente ligada ao heroísmo e a coragem.

O Bombeiro no Brasil surgiu em 1856, no Rio de Janeiro, por Decreto assinado pelo Imperador Dom Pedro II, ainda de forma tímida e com objetivos direcionados. No Rio Grande do Sul, em conseqüência do movimento liderado pelas seguradoras, em 1º de março de 1895, foi criado o Corpo de Bombeiros do Estado, o qual, embora com características militares, não tinha vínculo com Órgãos Militares. Com o crescimento das cidades e, em consequência da prestação dos serviços estarem desorganizados, no ano de 1935, o Governador do Estado, através do Decreto nº 5.485, por ocasião das comemorações do Centenário da Revolução Farroupilha, incorporou os Bombeiros à Brigada Militar.

Santa Rosa conta com uma Guarnição de Bombeiros desde 10 de outubro de 1967, atuando, conforme Missão Constitucional, na área de Prevenção e Combate a Incêndio, Busca e Salvamento e Atividades de Defesa Civil.  Em 02 de abril de 1954, o Presidente da República Getúlio Vargas, através do Decreto Presidencial nº 35.309, instituiu o "DIA DO BOMBEIRO E A SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIO.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DE PREVENÇÃO

O Corpo de Bombeiros, embora o ano todo tenha à prevenção como carro chefe de suas atividades, nesta Semana de Prevenção intensifica diversas atividades como:  palestras nas escolas e no quartel; atividades de bombeiros nos bairros com distribuição de panfletos educativos de prevenção de incêndio e orientações sobre cuidados com energia elétrica, uso de botijão de gás e outros cuidados domésticos de forma a prevenir e evitar acidentes. O Corpo de Bombeiros também estará aberto á visitação pública e a semana de prevenção culminará com um simulado de salvamento de pessoas presas em ferragens, causado por acidente de trânsito, no centro de Santa Rosa.

EM CASO DE INCÊNDIO E SITUAÇÕES DE RISCO: O QUE FAZER?
Algumas dicas, procedimentos a serem adotados quando se deparar com incêndio em locais, tipo: “barzinhos”, formaturas, festas, bailes, enfim, eventos sociais com reunião de público, pois as pessoas, no seu dia a dia, podem sofrer algum tipo de acidente causado por incêndio, desabamento, queda e outros. Assim é necessário que se esteja preparado para estas horas, de forma a prevenir e salvar vidas e evitar ou minimizar os danos materiais.

É de suma importância conhecer os tipos de extintores e saber quando, como e em que tipo de material ele pode ser usado, de forma a torna-lo mais eficaz. Os extintores mais comuns são os que contêm água, Pó Químico Seco (PQS) ou Gás Carbônico.
 
Observe os tipos de extintores e verifique no seu local de trabalho, no prédio onde mora, procurando as suas características e as instruções de cada um deles, que estão no verso. 

QUANDO USAR UM EXTINTOR E QUANDO DEIXAR O LOCAL?


Se estiver e iniciar um princípio de incêndio, você pode combatê-lo antes que ele tome proporções incontroláveis, basta seguir as instruções abaixo: 

Identifique primeiro a origem do fogo e escolha o extintor mais indicado. Não se deve usar um extintor com carga de água para apagar um incêndio Classe B(líquidos inflamáveis), porque ele pode propagar mais o fogo, nem de Classe C (material energizado), devido aos riscos de curtos circuitos e choques elétricos. Na dúvida, utilize o extintor de PQS, cujos riscos ao usuário são menores. 
 
Uso do Extintor: Corte o lacre de plástico, torcendo-o; Retire o pino de segurança; Posicione-se a uma distância segura do foco. Se estiver ventando, coloque-se de uma forma que o fogo não venha na sua direção; Dirija o jato para a base das chamas e faça movimentos de um lado para o outro, como se você estivesse “varrendo” o fogo; Caso não lembre como usar, siga as instruções que estão no verso do extintor. 
 
Temos que ter em mente quer os extintores, servem para combater apenas o princípio do incêndio, quando ainda há pouco fogo. Após certo momento, não é possível controlar o fogo apenas com o uso de extintores, e deve-se utilizar os hidrantes, ligados a uma mangueira, alimentados pela água da rede pública (o uso de hidrantes deve ser feito apenas por pessoas minimamente treinadas, como brigadistas; se você não foi treinado, saia do local imediatamente)  e chame o Corpo de Bombeiros – Tel. 193.
 
A sua percepção do risco e suas atitudes são essenciais para a sua segurança – e possivelmente, a dos seus amigos – no caso da ocorrência de um incêndio. Assim que entrar em qualquer edificação (prédio, casa ou estrutura física construída), preste atenção em identificar:

1. Os locais de acesso para fora do local; 

2. As Saída(s) principal(is) e saída(s) de emergência(s). Elas deverão possuir uma identificação acima da porta; 

3. Os extintores e seus tipos; 

4. Detectores de fumaça;

5. Luzes de emergência e Sinalização com setas indicando a saída e rota de fuga.


Fonte: Noroeste Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário