segunda-feira, 22 de julho de 2013

RS tem primeiros registros de neve do ano

Neve granular ou em flocos foi registrada no Norte e nos Campos de Cima da Serra

   Neve em flocos cobriu ruas e gramados de São José dos Ausentes
   Crédito: Sec. Tur. / São José dos Ausentes / Especial / CP



O Rio Grande do Sul registrou na madrugada desta segunda-feira os primeiros flocos de neve do ano. Segundo a MetSul Meteorologia, há relatos de neve granular em Erechim, Frederico Westphalen e Horizontina, no Norte do Estado. Também há registros de neve em flocos em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, e em São Joaquim (SC).

* Veja fotos da neve no RS

Em Erechim, a chuva congelada começou por volta das 2h30min e foi vista por funcionários da empresa Peccin e moradores do bairro Estevam Carraro. Às 5h50min, o fenômeno se repetiu no bairro José Bonifácio e os termômetros marcavam 4,5 ºC às 6h. Às 7h15min, pequenos flocos foram vistos no Centro da cidade e nos Altos da Marechal Rondon. A temperatura havia caído um grau e chegava a 3,5ºC. A neve foi vista em outros pontos da cidade, como Distrito Industrial, bairros Bela Vista, Roselândia e Esperança.

Durante a madrugada, a temperatura ficou negativa ou próxima de 0ºC em várias regiões. Segundo a MetSul Meteorologia, fez 0ºC na Campanha, Centro e Serra e foram registradas marcas negativas nos Aparados, Fronteira Oeste, Noroeste gaúcho e Sul do Estado.

Em Porto Alegre, a mínima registrada foi de 4ºC. Em Canoas, a menor marca foi de 2ºC. Durante o dia, as temperaturas não devem ultrapassar os 10ºC na maioria dos municípios. O vento deixará a sensação térmica abaixo de 0ºC em grande parte das regiões, alerta a MetSul. 

Segundo a MetSul, uma forte massa de ar polar atua sobre o Estado e a segunda-feira será gelada em todo território gaúcho. Apesar do sol aparecer, o céu fica nublado em várias regiões e a neve deve ser mais presente no Norte, Serra e Aparados. 

Com informações do repórter Rodrigo Finardi

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário