sábado, 13 de julho de 2013

Primeiras cargas da carne suína produzida em SC embarcam para o Japão neste final de semana

Seara e BRF são as primeiras empresas a exportar a carne in-natura para o país asiático

Primeiras cargas da carne suína produzida em SC embarcam para o Japão neste final de semana Hermínio Nunes/Agencia RBS
A entrada da carne suína catarinense foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano.Foto: Hermínio Nunes / Agencia RBS

Os primeiros embarques comerciais de carne suína catarinense rumo ao Japão deixarão o Estado neste final de semana. O primeiro embarque será feito pela Seara, neste sábado (13), pelo Porto de Navegantes. No domingo, é a vez da BRF embarcar sua primeira carga pelo Porto de Itajaí. Elas estão previstas para desembarcarem no Japão no final de agosto.

Encomendada pela Mitsubishi, um dos maiores players do setor de carne que atua no Japão, a carga da BRF enviará cortes de filé de lombo e sobrepaleta de lombo (copa) que foram produzidos na unidade de Campos Novos. A quantidade não foi divulgada pela empresa. 

A carga da Seara será de 21 toneladas de carne suína in-natura. Os produtos embarcados foram produzidos no frigorífico da cidade de Seara. Segundo comunicado da empresa, o forte relacionamento com importantes clientes locais, como o McDonald's, e a reconhecida qualidade de seus produtos foram fundamentais para que o embarque pudesse ser feito em pouco mais de um mês após a habilitação.

— O intenso trabalho dos nossos clientes no Japão contribuiu para a aprovação das plantas e para aprovação da documentação necessária, entre outros entraves típicos da abertura de novos mercados — ressaltou David Alan Palfernier, CEO da Seara Brasil.

Histórico

A entrada da carne suína catarinense foi autorizada pelo governo japonês em maio deste ano. Em junho, o governador Raimundo Colombo esteve em Tóquio para oficializar a parceria histórica. Antes dos embarques comerciais, a BRF já havia enviado, por avião, um lote de cortesia que foi servido em jantar para a comitiva catarinense na Embaixada do Brasil no Japão.

O governador Raimundo Colombo lembra que as empresas catarinenses já estão situadas e bem consolidadas no Japão, porque já vendem carne de frango naquele mercado. Hoje, 90% da carne de frango consumida no Japão é brasileira, sendo que cerca de 60% é catarinense. A expectativa do Governo do Estado é de que quem já compra carne de frango também passe a comprar a carne suína. 

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário