quarta-feira, 31 de julho de 2013

Polícia Civil desarticula grupo de tráfico de drogas em Frederico Westphalen

Acusados se reuniam em restaurante local para combinar detalhes das remessas recebidas

      Foto: Márcia Ferreira

Um homem foi preso preventivamente, na manhã desta quarta-feira, 31, em Frederico Westphalen, acusado de envolvimento com o tráfico de drogas. A Operação Umuarama envolveu 36 policiais civis do Rio Grande do Sul e seis do Paraná, no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão em Frederico Westphalen e três nas cidades paranaenses de Itaipulância e Missal.

A ação, coordenada pelo delegado de Polícia Civil de FW, Dinarte Marshall Junior, registrou ainda a prisão em flagrante de uma mulher, por posse de arma. No município, os mandados foram cumpridos nos bairros Aparecida, Barril, Bela Vista e centro. Foram apreendidos R$ 500 em dinheiro, uma arma e outros objetos.

O grupo criminoso

Conforme as investigações, o grupo ao qual pertence o acusado, contratava “mulas” – que recebiam cerca de R$ 3 mil por remessa – para trazer entorpecentes em linhas de ônibus regulares, normalmente a rota Medianeira (PR) a Carazinho, transportando entre 10 e 15 quilos, que eram entregues em um hotel de Frederico Westphalen.

– Estima-se que entre os meses de maio e junho, a quadrilha introduziu na região cerca de 200 quilos de maconha –, aponta o delegado Marshall Junior, lembrando que foi possível chegar aos suspeitos após a prisão de um jovem de 20 anos, no dia 20 de junho, flagrado transportando quase 14 quilos de maconha, em um ônibus de linha.

A operação foi chamada de Umuarama – vocábulo tupi-guarani que significa local onde os amigos se encontram – porque o bando se reunia em um restaurante para combinar o esquema, como datas de entrega e pagamentos.

O preso – recolhido ao Presídio de Frederico Westphalen – deve ser autuado pelos crimes de tráfico entorpecentes – pena prevista de cinco a 15 anos – e associação, com previsão de pena entre três e oito anos.

Fonte: Márcia Ferreira | Jornal O Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário